21.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Niterói abre inscrições para monitores em programa de alfabetização

Oportunidade é voltada para estudantes universitários

Prefeitura de Niterói abre novas inscrições para monitores em programa de alfabetização
Prefeitura de Niterói abre novas inscrições para monitores em programa de alfabetização
Podem participar universitários da UFF que estejam na graduação, doutorado e pós-doutorado (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Niterói, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), anunciou a abertura de novas inscrições para estudantes universitários participarem do Programa de Alfabetização, Leitura e Autoria para a Valorização das Redes de Aprendizagens (P.A.L.A.V.R.A.). Desta vez, serão disponibilizadas 100 vagas para o curso de Pedagogia, além de um cadastro de reserva para graduandos de Educação Física, Artes e Cinema.

O programa, que visa fortalecer a alfabetização discursiva e combater a evasão escolar, oferece bolsas de estudos pagas pela Prefeitura para universitários de graduação, doutorado e pós-doutorado atuarem como monitores na Rede Municipal de Educação de Niterói. Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de abril através do link de inscrição.

São Gonçalo facilita acesso da população a medicamentos

Os bolsistas selecionados iniciarão suas atividades nas unidades escolares a partir do dia 13 de maio, com uma jornada semanal de 20 horas. O programa proporciona uma integração entre teoria e prática, com atividades pedagógicas e artístico-culturais no turno e contraturno, além de investimentos em formação continuada e pesquisa.



continua depois da publicidade



“Estamos trabalhando por uma educação de qualidade para as nossas crianças e, através da política educacional ‘Uma Rede Inteira pela Alfabetização e Inclusão’, vamos estabelecer ações que priorizem a alfabetização discursiva. O P.A.L.A.V.R.A. se insere neste contexto, promovendo uma troca estratégica de saberes entre profissionais e universitários”, destacou o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques.

Escritora Roseana Murray planeja sarau no hospital após ser atacada por pitbulls

O programa busca potencializar os processos de aprendizagem para superar as consequências causadas pela pandemia da Covid-19, com investimentos de aproximadamente R$ 7 milhões. Alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), o P.A.L.A.V.R.A. busca garantir uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa para todos, fortalecendo a relação entre gestão pública e universidade e promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico das crianças.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress