20.9 C
São Gonçalo
sábado, junho 22, 2024

Campanha de vacinação contra a Poliomielite começa em Maricá

Imunizante é disponibilizado em todas as Unidades de Saúde da Família, sendo direcionado às crianças com menos de cinco anos

Campanha de vacinação contra a Poliomielite começa em Maricá na próxima segunda-feira (03/06)
Campanha de vacinação contra a Poliomielite começa em Maricá na próxima segunda-feira (03/06)
A paralisia infantil é uma enfermidade grave e contagiosa, que pode gerar paralisia permanente dos membros inferiores (Foto: Elsson Campos)

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, lançará na próxima segunda-feira (03), uma campanha de vacinação crucial contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A iniciativa ocorrerá em todas as 27 Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade, com o objetivo de imunizar crianças com menos de cinco anos.

A Poliomielite é uma doença grave e contagiosa que pode resultar em paralisia permanente dos membros inferiores. A campanha visa ampliar a cobertura vacinal, atualizar as cadernetas de vacinação e reduzir os riscos de reintrodução da doença no país, já que o Brasil voltou a ser classificado como área de alto risco para o vírus desde 2023, apesar de não haver casos registrados desde 1989.



continua depois da publicidade



Para receber a dose, os pais ou responsáveis devem levar as crianças às unidades de saúde e apresentar a caderneta de vacinação. A mobilização ocorrerá de segunda a sexta-feira, até o dia 14 de junho. Além disso, está programado um Dia “D” de vacinação, que acontecerá em 8 de junho, sábado, facilitando a participação dos pais nos polos distribuídos pelos quatro distritos da cidade.

A vacinação é parte essencial da rotina de proteção das crianças, com um esquema vacinal que inclui três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) para os pequenos menores de 1 ano. Os reforços são aplicados aos 1 ano e três meses e aos quatro anos, utilizando a vacina oral poliomielite (VOP).

A lista completa dos endereços das Unidades de Saúde da Família está disponível para consulta. A campanha é uma medida preventiva crucial para garantir a saúde e o bem-estar das crianças de Maricá, e a participação dos pais é fundamental para o sucesso da iniciativa.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress