20.9 C
São Gonçalo
sábado, junho 22, 2024

USF Gladys Rodrigues Ramos Freitas amplia atendimento

Moradores de Santa Izabel aprovam unidade revitalizada

USF Gladys Rodrigues Ramos Freitas Ampliará Atendimento com Novas Especialidades
USF Gladys Rodrigues Ramos Freitas Ampliará Atendimento com Novas Especialidades
Com capacidade para atender até 12 mil usuários, a USF revitalizada foca na humanização do atendimento (Foto: Fabio Guimarães)

Após cinco meses de intensas obras de revitalização, a Unidade de Saúde da Família (USF) Gladys Rodrigues Ramos Freitas, localizada no bairro de Santa Izabel, foi reaberta com uma gama ampliada de serviços e especialidades médicas, conquistando a aprovação dos moradores locais.

Com capacidade para atender até 12 mil usuários, a USF revitalizada foca na humanização do atendimento. A unidade agora oferece, além do clínico geral, especialidades como pediatria, ginecologia e cardiologia, e realiza eletrocardiogramas. A estrutura modernizada também inclui dentistas e uma equipe multidisciplinar (e-Multi) com fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, nutricionista, fonoaudióloga e educador físico.

Marco Antônio Muniz Cardoso, eletricista de 57 anos e morador de Santa Izabel, é paciente da unidade há anos e elogiou as melhorias: “Sempre teve um atendimento de excelência, mas tudo melhorou muito após a obra. O ambiente está outro”, afirmou Marco, após consulta com o clínico e retirada de medicamentos.

A dona de casa Maria José de Macedo, de 62 anos, que frequenta a USF há muitos anos, também destacou a informatização e a inclusão na regulação: “É uma maravilha. Mudou o atendimento em vários quesitos. Está tudo ótimo”, disse Maria José, que agora faz sessões de quiropraxia instrumental na unidade.



continua depois da publicidade



Além das novas especialidades, a USF oferece serviços laboratoriais para exames de sangue, urina e fezes, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como HIV, hepatites B e C e sífilis, além de curativos, vacinação, preventivo, puericultura, pré-natal, aferição de pressão e diabetes e programas da Atenção Básica.

A reforma incluiu novos pisos, pintura, climatização, adequações de acessibilidade como rampas, piso tátil, barras e banheiros adaptados, além da revitalização da fachada e revisão elétrica, tudo em conformidade com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A unidade, que fica em um local mais afastado da cidade, conta com todo o acolhimento necessário e adequado para os moradores do bairro. Por ter especialidades, além do clínico geral, moradores de outros bairros também vêm se consultar aqui. É mais dignidade para todos. Vamos continuar trabalhando para entregar mais unidades como esta, com qualidade nos atendimentos”, declarou o secretário de Saúde, Dr. Gleison Rocha.

A renovação e ampliação dos serviços na USF Gladys Rodrigues Ramos Freitas representam um significativo avanço na qualidade da saúde pública em Santa Izabel, oferecendo aos moradores um atendimento mais completo e humanizado.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress