20.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, julho 18, 2024

Alunos de São Gonçalo se classificam para etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Crédito: Divulgação

Próximo desafio acontece em Petrópolis, no dia 22 de setembro, data de aniversário da cidade de São Gonçalo

 

São Gonçalo está sim muito bem representada em tecnologia e robótica, obrigado! No dia 22 de setembro – data de aniversário da cidade – alunos da Escola Firjan São Gonçalo vão participar da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em Petrópolis.

 

A equipe, batizada de ‘Fênix Robots’ foi classificada no último dia 10 de agosto, cuja etapa do campeonato foi sediada na unidade Sesi/Senai de São Gonçalo.

 

Segundo a professora Yonara Costa, os alunos de São Gonçalo estão confiantes. Um dos desafios da próxima etapa em Petrópolis é que a pista que o robô precisa circular só é conhecida na hora do evento.

 

O programador da equipe, Victor Henrique, que faz o curso de automação industrial, e é parte da equipe de robótica há três anos, conta que para essa fase da competição, eles irão remontar o robô com as atualizações necessárias para o novo desafio.

 

– O mais interessante é pensar para quais possibilidades de obstáculos precisamos programar o robô para que ele haja autonomamente – explicou.

 

Os classificados nas estaduais disputarão a etapa nacional no Rio Grande/RS, de 22 a 26 de outubro. A etapa nacional da Olimpíada é sempre realizada em conjunto com outros eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e renomados congressos e simpósios nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial realizados pelas sociedades científicas que apoiam a OBR.

 

Com isso, os estudantes finalistas da OBR ficarão em contato direto com alguns dos maiores pesquisadores do Brasil nesta área do conhecimento.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress