23.9 C
São Gonçalo
terça-feira, junho 18, 2024

Tradição marca comemorações dos 210 Anos de Maricá

Agenda do dia do aniversário da cidade começou com missa solene na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo

Tradição Marca Comemorações dos 210 Anos de Maricá
Tradição Marca Comemorações dos 210 Anos de Maricá
O momento religioso aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo (Foto: Gabriel Ferreira)

Maricá celebrou seus 210 anos de emancipação político-administrativa com uma série de eventos tradicionais e emocionantes, reafirmando a importância de suas raízes e conquistas. As festividades tiveram início às 09h com uma Missa Solene na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, presidida pelo Pe. Wellington Dahan dos Santos. O evento é uma tradição anual que reúne moradores e líderes locais para uma cerimônia de bênçãos à cidade.

A igreja, cuja construção começou no final do século 18, foi um marco histórico no desenvolvimento urbano do Centro de Maricá no século 19, tornando o local ainda mais significativo para as comemorações. A missa foi seguida de uma Sessão Solene na quadra do CEPT Zilca Lopes da Fontoura, organizada pela Câmara de Vereadores de Maricá. Durante a sessão, foram entregues títulos de Cidadão Maricaense e de Honra ao Mérito a diversos cidadãos e autoridades, incluindo secretários municipais e a primeira-dama Rosana Horta.

O prefeito Fabiano Horta destacou a relevância histórica da data e os valores contemporâneos que Maricá representa. “Maricá comemora hoje a construção da utopia e dos direitos que fazem a vida das pessoas serem felizes. Celebramos a tarifa zero como um direito social, um processo de urbanização que trouxe senso de pertencimento, e a Renda Básica de Cidadania como um valor provido a todos”, disse Horta.



continua depois da publicidade



Entre os agraciados com o título de Cidadão Maricaense estavam Celso Haddad, presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Jorge Heleno da Silva Pinto, presidente da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), e Hamilton Lacerda, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá. O secretário de Ordem Pública, Julio Veras, o secretário de Políticas Inclusivas, Clauder Peres, e a primeira-dama, Rosana Horta, receberam títulos de Honra ao Mérito.

Outras personalidades homenageadas incluíram o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves e o ministro da Previdência Social Carlos Lupi, além do delegado titular da 82ª DP – Maricá, Bruno Gilaberte, e o comandante da 6ª CIA / 12º BPM, Major Yeddo Abreu.

As celebrações refletem o compromisso de Maricá com sua história e com a construção de um futuro baseado em justiça social e desenvolvimento. O prefeito Fabiano Horta enfatizou a importância de olhar para o futuro com a clareza de que é possível construir uma sociedade mais justa e feliz.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress