24.9 C
São Gonçalo
terça-feira, abril 23, 2024

“Tô de Férias na Escola” promove visita ao Museu Imperial

Leia Mais

Os estudantes da UMEI Jacy Pacheco, localizada no Barreto, puderam fazer uma imersão na história do Brasil e da Família Real em um passeio ao Museu Imperial, em Petrópolis, Região Serrana do Rio, nesta quinta-feira (18). A programação fez parte do programa “Tô de Férias na Escola”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME).

O roteiro começou com uma visita guiada pelo museu onde as crianças puderam apreciar a arquitetura, ver as carruagens utilizadas pela Família Real, além de outros carros utilizados durante o século XIX. Elas também observaram objetos da época que despertaram curiosidade, como o primeiro aparelho telefone que chegou ao Brasil,  que pertenceu a D. Pedro II. As crianças puderam contemplar ainda as coroas de D. Pedro I e de D. Pedro II, e a pena  que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea.

O presidente da FME e secretário municipal de Educação, Bira Marques, destacou que passeios como esse são enriquecedores e também são parte fundamental da formação educacional e social dos estudantes.

“A principal base do ensino é dentro da escola, mas fora dela também há um mundo de possibilidades para o aprendizado. No Museu Imperial, por exemplo, os estudantes tiveram contato direto com a história, aprenderam conceitos da época, conheceram objetos que foram se desenvolvendo ao longo do tempo. Tenho certeza que isso ficará marcado na memória de cada um deles e tudo o que aprenderam irá agregar bastante ao conteúdo de sala de aula”, finalizou Bira Marques.

Apesar do vasto acervo, um dos pontos que mais chamou atenção da turma foi visitar o espaço calçando pantufas. A Mel, de 10 anos, fez questão de contar o que mais gostou no passeio: “Poder conhecer a sala das princesas. Mas eu também gostei de andar de pantufas pelo espaço”, disse. Já Yasmin, de 10 anos, disse que adorou a viagem, apesar de ter sentido um pouco de medo ao subir a serra: “Eu adorei o museu, nós entramos de pantufas, deslizando pelo chão. Eu gostei muito”, divertiu-se.

A Diretora-Geral da unidade escolar, Maristela Fontes, ressaltou a importância das crianças ocuparem espaços de cultura e história.

“O Tô de Férias na escola é um programa importantíssimo para a comunidade escolar e para Niterói. As atividades localizadas dentro das escolas são centradas em brincadeiras e esportes, que são essenciais para a juventude. Neste passeio, as crianças saíram da sua cidade para conhecer outra, a serra, outras realidades. Isso desperta curiosidades e é parte importante do seu desenvolvimento escolar e acadêmico”, considera Maristela Fontes.

Após a visita ao Museu Imperial, as crianças da UMEI Jacy Pacheco foram ao Palácio de Cristal, também em Petrópolis. Os pequenos conheceram a estrutura e a história do prédio, fundado em 1884 para uma exposição de flores, pássaros e produtos agrícolas. Neste momento, eles puderam praticar atividades físicas e brincar.

A professora da UMEI, Ana Pio, que também acompanhou a visita, disse que é fundamental estender o espaço escolar para os momentos de lazer das férias.

“As crianças estavam extremamente ansiosas para a colônia de férias começar. Isso porque, até o início do programa, as crianças ficavam em casa mexendo no celular ou vendo TV. Com o Tô de Férias na Escola, eles têm a oportunidade de encontrar seus amigos e brincar em um espaço seguro”, diz Ana Pio.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress