24.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Theatro Municipal recebe a Orquestra Mariuccia Iacovino

Foto: Divulgação

O Projeto Quarta Clássica, do Theatro Municipal de Niterói recebe no dia 05 de abril (quarta-feira), às 19h, a Orquestra Maiuccia lacovino, com a turnê Orquestrando a Vida, com direção geral do maestro Jony William Villela Vianna, direção artística de Hodyllon Martins e regência do maestro Brian Fleming.

Formada em 1995, a partir da inclusão de seu projeto na ONG Orquestrando a Vida, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, de Campos dos Goytacazes (RJ), faz turnê entre março e maio por sete cidades fluminenses e também na capital.

No programa eclético, temas de Baden-Powell e Vinicius de Moraes, Gonzaguinha, Shostakovich, Alberto Ginastera, Freddy Mercury, Tchaikovsky, dentre outros grandes compositores.

A turnê tem patrocínio do Grupo Águas do Brasil, Enel, Arteris, secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, produção da Dellarte, apoio do Orquestrando a Vida, realização do Instituto Dell’Arte e Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução.

A turnê Orquestrando a Vida 2023 é apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio do Santander.

Orquestrando a Vida

Fundado pelo maestro Jony William, o projeto social Orquestrando a Vida “El Sistema Brasileiro” foi implantado em Campos dos Goytacazes há 28 anos nos moldes do “El Sistema” venezuelano. O objetivo do projeto é promover o aprendizado musical e a prática artística, trazendo aos jovens envolvidos uma nova perspectiva de vida com a inclusão social, o desenvolvimento artístico-musical e a formação do caráter, com ações que visam ocupar o tempo, encorajando, motivando-os ao estudo e promovendo-os para o mercado de trabalho.

O projeto contribui para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como a erradicação da pobreza (ODS 1), educação de qualidade (ODS 4), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8). Hoje, o projeto atende 350 crianças e adolescentes na faixa etária dos 6 a 17 anos, matriculados no ensino fundamental e médio na rede pública de ensino, com renda familiar de até 1/½ salário-mínimo e em situação de vulnerabilidade social, do município de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro.

Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino

Em 2011, sob a regência do maestro Gustavo Dudamel, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino abriu as comemorações dos 102 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, realizando um concerto em homenagem ao maestro José Antonio Abreu, fundador do “El Sistema” e da Orquestra Simón Bolívar. Neste mesmo ano, os músicos de Campos participaram de uma turnê pelos Estados Unidos, encerrada com uma apresentação no Carnegie Hall, em Nova Iorque. A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, da OSC Orquestrando a Vida, já realizou diversas turnês internacionais como em Portugal, onde se apresentou no Palácio de Matheus, Conservatório de Coimbra, Conservatório Nacional de Música, encerrando com um concerto no Teatro Nacional de São Carlos e também na América Latina, como Paraguai, Argentina e Bolívia. Em 2013 se apresentaram para o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, na Praia de Copacabana, com um público estimado de mais de três milhões de pessoas. Também participaram em três edições da campanha Criança Esperança, promovida pela TV Globo em parceria com a UNESCO. Em 2022, a OSMI realizou uma turnê, com grande êxito, pelas seguintes cidades fluminenses: Niterói, Quissamã, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras e Macaé.

Jony William Villela Vianna – Presidente e Diretor Geral

Fundador e Diretor Presidente do Centro Cultura Musical de Campos-RJ, Doutor em Causas Humanística Internacionais – Ph.l. Filósofo Imortal, diretor geral e idealizador do Festival Internacional de Música de Inverno de Campos-RJ – FEMUSICA, atuou junto à Orquestra Sinfônica Ibero-Americana (Venezuela), vencedor do Prêmio Anchieta como Título de melhor de 2004 pelo Congresso da Sociedade de Cultura Latina – Seção Brasil, vencedor do Prêmio Cultura do Estado do Rio de Janeiro. É Bacharel em Música e Licenciado em Educação Musical, pela FTB – São Paulo e pelo Conservatório Brasileiro de Música-RJ. Desde 2008 é diretor geral da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino.

Hodyllon Martins – Diretor Artístico

Na sua trajetória como violinista é integrante da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino e pertenceu à Orquestra Municipal de Campos dos Goytacazes onde participou de concertos em palcos de renome no cenário nacional e internacional. Aperfeiçoou seus estudos de regência com os maestros Luis Mauricio Carneiro e Samuel Robles. É licenciado em música pela Universidade Metropolitana de Santos.

Serviço

Turnê Orquestrando a Vida 2023 | Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino
Data: quarta-feira, 05 de abril
Horário: 19h
Duração: 80 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 20 (Inteira) / R$ 10 (Meia), compras pela Bilheteria do Theatro e pela Sympla

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress