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domingo, maio 26, 2024

Sono regular facilita adesão à dieta e exercícios, diz estudo

Foto: Shutterstock

A boa noite de sono não faz mal para ninguém. Não é, mesmo? Melhor ainda é que esse descanso o pode ajudar a ter o seu tão sonhado “shape”. Quem garante é a turma de pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, dos Estados Unidos, que descobriu que uma pessoa que mantém sono regular se adapta facilmente a dietas e planos de exercícios físicos.

Os detalhes desse estudo sobre o impacto do sono regular

Uma contatação divulgada por meio de um artigo durante congresso da American Heart Foundation em março de 2023. Outro acréscimo é que o sono inadequado é se relaciona com a obesidade e outros problemas, como doenças cardíacas, diabetes e depressão.

Os pesquisadores selecionaram 125 adultos com sobrepeso ou obesidade, com idade média de 50 anos e os acompanharam durante um ano. Em três momentos (no início do experimento, após seis meses, e ao final de um ano), cada um deles foram orientados a responder uma espécie de diário do sono e usaram por sete dias um dispositivo de pulso de “monitoramento” do sono.

Os cientistas descobriram logo após o fim do estudo que os participantes com melhor qualidade de sono eram mais propensos a praticarem atividade física e em aderir dietas.

A visão do educador físico

O personal trainer Caio Signoretti destacou três pilares do emagrecimento: alimentação, exercício físico e o sono. O que incide sobre o equilíbrio hormonal, ou seja, exerce influência no objetivo de emagrecimento. Também citou que as horas de sono ideais variam de acordo com a situação de uma pessoa. Mas a média deve ser de oito horas diárias.

“O grande ponto, na verdade, não são as horas de sono. Mas sim o período em que alguém passou de fato dormindo em um sono mais profundo. Momento em que acontece o equilíbrio hormonal. Por isso, se chama sono reparador”, garantiu.

Outros acréscimos

Caio ainda enfatizou que os indivíduos que desejam regular o sono para acelerar o emagrecimento devem criar a rotina todos os dias pela noite. Leitura e alimentação leve antes de “capotar” na cama são alternativas ideais.

“Ideal que a última refeição do dia seja feita pelo menos duas horas antes do descanso. Além disso, é recomendado que a pessoa evite exposição a luzes muito brancas. Como, por exemplo, telas de dispositivos eletrônicos e adote atividades para desacelerar o cérebro, como a leitura de um livro ou meditação”, concluiu.

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