24.2 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 21, 2024

SG: Obras da ciclorrota transformam a Avenida Jornalista Roberto Marinho

Projeto criará área exclusiva para ciclistas de 4,4 quilômetros e revitalizará calçadas com acessibilidade

Obras da ciclorrota transformam a Avenida Jornalista Roberto Marinho
Obras da ciclorrota transformam a Avenida Jornalista Roberto Marinho
Espaço destinado a ciclistas terá mais de quatro quilômetros de extensão (Foto: Luiz Carvalho)

As obras para a criação da ciclorrota na Avenida Jornalista Roberto Marinho, em São Gonçalo, estão em pleno andamento, transformando a paisagem e proporcionando um novo espaço para ciclistas. Com mais de 4,4 quilômetros de extensão, a ciclorrota ligará a Praça Getúlio Vargas, no Rocha, à Praça Chico Mendes, no Raul Veiga, criando um corredor seguro e acessível para quem prefere andar de bicicleta. A ciclorrota terá aproximadamente 1,60 metros de largura e contará com novas calçadas e rampas de acessibilidade para pessoas com deficiência (PcDs).

O projeto é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Cidades, do Governo do Estado, e da Prefeitura de São Gonçalo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe). Uma parte da ciclorrota já foi concluída na área em frente à Arena São Gonçalo.

O secretário das Cidades, Douglas Ruas, destacou a importância do projeto para a mobilidade e sustentabilidade em São Gonçalo. “Esse projeto reflete o cuidado do governador Cláudio Castro com a população de São Gonçalo. Não vamos medir esforços para entregar o quanto antes essa obra que vai levar ao morador da cidade mais mobilidade com sustentabilidade e segurança no trânsito”, afirmou Ruas, que estava à frente da Semgipe quando o projeto foi elaborado.



continua depois da publicidade



O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, também expressou seu entusiasmo com o progresso das obras e o impacto positivo que a ciclorrota terá para a cidade. “Estamos incentivando as pessoas a andarem mais de bicicleta. A ciclorrota é um desses projetos, além do MUVI, que também tem ciclovia. O trabalho na ciclorrota segue avançando dia após dia, e agradeço ao governador Cláudio Castro pela ajuda”, disse o prefeito.

Além da ciclorrota, as obras de revitalização das calçadas ao redor também estão em andamento. No sentido Rocha, as calçadas estão sendo reconstruídas com um padrão de altura de 15 centímetros, exceto nas frentes de lojas e garagens, onde a altura será de cinco centímetros. As rampas de acessibilidade também estão sendo projetadas para facilitar o acesso a todos.

Gisele Ferreira, de 34 anos, atendente e moradora da Avenida Jornalista Roberto Marinho, elogiou o desenvolvimento das obras. “Eu acho que está ficando bom, está revitalizando as calçadas e melhorando muito para nós. As rampas de acessibilidade são ótimas para as pessoas com deficiência. Com certeza, a ciclorrota vai incentivar as pessoas a andarem mais de bicicleta. Eu mesma adoro andar de bicicleta, mas tenho medo dos carros. Com a ciclorrota, o local dos ciclistas ficará mais seguro, e eu poderei vir ao trabalho de bicicleta, será ótimo”, disse Gisele.

A conclusão do projeto está prevista para setembro deste ano, trazendo uma série de benefícios, como a redução da emissão de gases poluentes, a reorganização do trânsito e o incentivo ao uso de bicicletas para mobilidade urbana. A ciclorrota promete transformar a dinâmica da Avenida Jornalista Roberto Marinho e proporcionar uma nova opção de transporte sustentável para a população de São Gonçalo.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress