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quinta-feira, abril 25, 2024

Seu negócio já vende online. Só você ainda não viu

Logo no primeiro mês da pandemia da Covid-19 no Brasil, as compras pela internet com entrega em domicílio cresceram 59%, segundo a empresa de meios de pagamento Rede. Quem atua no segmento de alimentação percebeu na pele. Nos últimos meses, ouvi relatos de colegas do ramo que teriam quebrado se não estivessem presentes em aplicativos de delivery.

Outras pessoas me relataram uma transformação digital ainda mais radical. Fecharam de vez as portas e passaram a operar só com cozinha, de onde os pratos saem direto para a casa de clientes. Com isso, reduziram custos significativos e estão lucrando mais do que antes.

A mudança, pelo visto, veio para ficar: mesmo após a reabertura gradual, muita gente continua com receio de sair. O hábito de comprar pelo smartphone foi adotado até pelo público de mais idade, normalmente menos adepto à tecnologia.

Agora, se você tem uma loja física e atua no comércio totalmente offline, como pode dar o primeiro passo na sua transformação digital? Antes de responder, vou lhe contar um segredinho: seu negócio já está na internet. De graça, sem você precisar fazer nada. Duvida? Pesquisa o nome da sua loja no Google. Tenho certeza que você vai achar alguma coisa.

Isso porque, mesmo que você nem use internet, sua clientela usa. Seu público visita a sua loja e é natural que queira comentar online se a experiência for marcante – positiva ou negativamente. O mesmo acontece com a sua concorrência. Se uma outra loja do seu segmento estiver promovendo uma experiência melhor que a sua, o público vai contar para todo mundo e você vai perder mercado.

Ou seja, a primeira coisa que você precisa fazer para vender melhor online é atender melhor offline. Hoje em dia o marketing boca-a-boca não consiste mais em palavras, que podem ser esquecidas. Agora isso acontece online e tudo o que é publicado fica para sempre.

Se seu público tem o poder de se manifestar abertamente sobre a sua marca, é bom que você também possa, não é mesmo? É possível transformar o monólogo da sua clientela em diálogo franco e transparente com a marca. Uma excelente ferramenta para isso é o Google Meu Negócio, serviço gratuito e fácil de usar que permite criar uma espécie de perfil da sua empresa na ferramenta de busca, com informações detalhadas.

Para usá-lo, basta acessar business.google.com, gerenciar seu negócio seguindo os passos na tela e prestar atenção nas dicas a seguir:

Complete o perfil com informações corretas

O Google Meu Negócio permite inserir uma série de informações importantes sobre o seu estabelecimento, como endereço, telefones, horários de atendimento, área de cobertura para entregas, site, produtos, serviços e preços.

Dê uma atenção especial às formas de contato. Você pode, por exemplo, publicar um número de WhatsApp por meio do qual pode atender clientes e fazer vendas por delivery.

Navegue pela página e tente preencher todas as informações que forem pertinentes ao seu negócio. Lembre-se também de publicar boas fotos. Vale a pena até contratar fotografia profissional. Quanto mais completo e caprichado for o perfil, melhor vai ser a visibilidade no Google.

Aproveite todos os recursos

Se você tem um salão de beleza ou qualquer outro negócio que atenda com hora marcada, pode configurar o Meu Negócio para permitir que clientes agendem serviços diretamente pela busca do Google. Se tem um negócio de alimentação, pode usar a ferramenta para incluir o cardápio. Esses recursos oferecem comodidade ao seu público. E, vamos combinar, isso nunca é demais.

Peça opiniões

Sabe aquela clientela fixa, que sempre compra contigo? Aquela pessoa que você já cumprimenta pelo nome? Que sorri para você quando encontra na rua? Que, quando entra na loja, já pede “o de sempre”?

Peça para ela escrever uma opinião sobre a sua loja no Google. Basta pesquisar o nome e, no painel lateral, clicar em Comentar. Existe uma classificação por estrelas de 1 a 5 e existem as opiniões por escrito. Estas últimas sempre terão mais destaque. Por isso, estimule que seu público fiel escreva a seu respeito.

E, claro, não deixe de responder sempre às opiniões, mesmo as negativas. Lembre-se que uma crítica é uma oportunidade de reverter alguma má impressão.

Falando em opiniões, um último recado: depois que você experimentar esse recurso, vem aqui me contar o que achou.

Um grande abraço (à distância por motivos de Covid) e bons negócios!

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