23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, maio 24, 2024

São Gonçalo: Obras de contenção no Pita estão 90% concluídas

Foto: Renan Otto / Prefeitura de SG

Uma obra de contenção na Rua Henrique Bento Espinosa, no bairro Pita, já está quase pronta. A intervenção foi feita para evitar que deslizamentos acontecessem na via, que tem muitas residências. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano estão na fase final da obra, faltando somente a concretagem da rua e a construção do meio-fio.

A rua sofreu um desgaste com ações do tempo e estava desabando. A técnica utilizada na obra de contenção vai impedir deslizamentos de terra, dando estabilidade ao terreno e segurança às construções ao redor.

Os moradores que residem no entorno estão aliviados com a obra. “Quando a terra começou a descer e a rua a ceder, a gente ficou apreensivo. Tem a nossa casa aqui em cima e muitas outras na parte de baixo da rua. Agora estamos nos sentindo mais seguros”, disse a dona de casa Alessandra Leal, de 34 anos.

Desde o início da atual gestão, locais com risco de desabamento vêm recebendo atenção e as equipes trabalham para minimizar os riscos de segurança. Gradim, Maria Paula e Novo México foram bairros já beneficiados.

A primeira intervenção aconteceu no bairro Gradim, na Rua Piauí. Em setembro de 2021, depois de três anos passando por um processo de erosão, o local recebeu obras de contenção de encosta. As equipes aplicaram técnicas específicas para evitar a erosão e proteger o solo. Era uma obra muito esperada pelos moradores.

Em meados de 2022, foi iniciada a obra de drenagem e estabilização de talude na Rua Frederico Malasherbes Figueiredo, no bairro Maria Paula. Após o terreno ceder, fazendo com que parte da via deslizasse, as equipes reconstruíram a rede de águas pluviais, além de fazer um novo calçamento.

No mesmo período, as equipes começaram, na Estrada da Fazendinha e na Rua Expedicionário Sargento Felix Marqueti, no bairro Novo México, as obras de contenção, urbanização, drenagem e

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress