23.9 C
São Gonçalo
domingo, junho 16, 2024

São Gonçalo inicia vacinação contra dengue para crianças e adolescentes

Para tomar a vacina, o gonçalense deve levar caderneta de vacinação, cartão do SUS e CPF

Vacinação contra dengue é iniciada em São Gonçalo
Vacinação contra dengue é iniciada em São Gonçalo
Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos podem tomar o imunizante (Foto: Fabio Guimarães)

A Prefeitura de São Gonçalo começou nesta terça-feira (21) a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil, está em vigor nos cinco polos sanitários da cidade, funcionando de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A trader Aline Oliveira, de 42 anos, foi uma das primeiras a levar seu filho João Oliveira, de 10 anos, para ser imunizado no Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. “É questão de prevenção. A gente tem os cuidados em casa, usa repelente, mas nada se compara à proteção que a vacina traz. Ela dá uma proteção extra, que é fundamental. A gente não deixa de vacinar de jeito nenhum. Toda vacina disponível, eu estou aqui aplicando nas crianças”, comentou Aline.

A vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em fevereiro deste ano. Com perfil de segurança aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina é recomendada pelo Ministério da Saúde e protege contra os quatro tipos de vírus da dengue (Denv-1, Denv-2, Denv-3 e Denv-4).



continua depois da publicidade



Alcineia Brandão de Almeida, dona de casa, também fez questão de vacinar sua filha Rafaela Brandão da Cruz, de 11 anos, no Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara. “Sabemos da importância das vacinas para a prevenção das doenças. Se está disponível, é porque tem que tomar. Não deixo nada para depois. Já que tem que vacinar, é melhor ir logo”, afirmou Alcineia.

O imunizante é aplicado em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacina contra a dengue não deve ser administrada simultaneamente com outras vacinas, e é recomendado aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal se o adolescente já teve dengue.

Existem algumas contraindicações para a vacinação, incluindo alergia grave a um dos componentes da vacina, imunocomprometidos e gestantes. Para se vacinar, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, cartão do SUS e CPF.

Os polos sanitários disponíveis para a vacinação são:

  • Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto
  • Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara
  • Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina
  • Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Portão do Rosa
  • Polo Sanitário Dr. Augusto Sena, Rio do Ouro

Com a implementação dessa campanha de vacinação, São Gonçalo dá um passo importante na luta contra a dengue, buscando proteger a população jovem da cidade.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress