23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, maio 24, 2024

São Gonçalo: Espetáculo circense para pessoas com autismo

Foto: Divulgação

“Respeitável público, a palavra da tarde é: inclusão”. Através de uma parceria entre a Subsecretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Gonçalo com o São Gonçalo Shopping e o Happy Day Circus, dezenas de pessoas com autismo e outras deficiências físicas e intelectuais puderam acompanhar uma sessão adaptada do maior circo gratuito da América Latina, na tarde do último sábado (1º).

A “Sessão Azul” foi adaptada para atender as necessidades do público-alvo da tarde, como uma iluminação especial e um som mais ameno.

“É preciso promover a inclusão em todos os ambientes e essa tarde no circo com pessoas autistas foi um momento de lazer importante e significativo na vida de muitas famílias”, destacou o subsecretário Ubirajara Santos.

Durante o espetáculo circense, malabaristas, equilibristas, trapezistas e palhaços encantaram a todos que acompanhavam muito atentos cada detalhe da apresentação. O Happy Day Circus está baseado no estacionamento do São Gonçalo Shopping.

“Foi a primeira vez do meu filho no circo, ele adorou. Procuro sempre atividades inclusivas e fiquei surpresa ao saber que o circo realiza sessões gratuitas”, disse Ane Rocha, mãe do Pedro, de 8 anos, que recebeu o diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) há 3 anos.

A Subsecretaria da Pessoa com Deficiência foi criada com a missão de promover a inclusão no município, de forma a integrar e promover políticas públicas, acessibilidade e visibilidade para as pessoas com deficiência, pessoas com diversas deficiências, pessoas com transtornos globais de desenvolvimento e também pessoas com doenças raras, com superdotação ou altas habilidades, que são comparadas às pessoas com deficiência perante a lei.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress