23.2 C
São Gonçalo
sexta-feira, junho 14, 2024

Projeto “Estudo Vivo” promove reflexão no Dia Mundial do Meio Ambiente em São Gonçalo

Programa de educação ambiental engaja alunos da rede municipal em atividades práticas nas APAs da cidade

Projeto “Estudo Vivo” Promove Reflexão Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente em São Gonçalo
Projeto “Estudo Vivo” Promove Reflexão Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente em São Gonçalo
Alunos de duas escolas da rede municipal, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre conservação e biodiversidade (Foto: Divulgação)

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São Gonçalo organizou uma série de atividades educativas nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Engenho Pequeno e das Estâncias de Pendotiba. O projeto “Estudo Vivo” foi o destaque das celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, realizado na quarta-feira (5), e envolveu alunos de duas escolas da rede municipal, proporcionando-lhes uma experiência enriquecedora sobre conservação e biodiversidade.

Pela manhã, alunos do 4º ano do CIEP 411 visitaram a APA de Engenho Pequeno, onde participaram de uma trilha ecológica, exploraram um laboratório de conservação e plantaram mudas da Mata Atlântica. As atividades foram focadas em temas relacionados à flora, fauna e preservação do bioma Mata Atlântica, ampliando a compreensão dos estudantes sobre a biodiversidade presente na área protegida.

“A educação ambiental é um pilar essencial para a conservação dos recursos naturais. Iniciativas como essa não apenas celebram datas importantes como o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas também formam cidadãos comprometidos com a preservação ambiental”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso.



continua depois da publicidade



Durante a tarde, foi a vez dos alunos do 5º ano do CIEP 125 visitarem a APA Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula. Lá, assistiram a uma palestra interativa sobre o resgate de animais silvestres, participaram de uma oficina de confecção de cartazes com temas de conservação ambiental e simularam o combate a incêndios florestais, com o apoio do Grupamento de Defesa e Preservação Ambiental (GPAm), da Guarda Municipal de São Gonçalo.

Essas atividades não só educam os estudantes, mas também promovem a conscientização da comunidade sobre a importância da preservação ambiental. Os cartazes produzidos pelos alunos serão exibidos na Sala Verde Dora Negreiros, em Neves, ao longo de um mês, continuando a promover a educação ambiental.

Coordenado por Marianna Orioli, Lorena Ramos e Thaís Sousa, o projeto “Estudo Vivo” tem como objetivo conectar os alunos da rede municipal com a natureza, promovendo a conscientização sobre a importância da biodiversidade. O programa ensina desde cedo a importância de cuidar do meio ambiente, formando cidadãos conscientes e responsáveis.

As vivências do projeto ocorrem todas as terças e quartas-feiras, nos horários das 9h às 11h e das 14h às 16h. Escolas interessadas em agendar visitas podem se inscrever pelo e-mail projetoestudovivosg@gmail.com.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress