Representantes de 15 organizações com atuação em empreendimentos de gás natural no Norte Fluminense participaram da segunda reunião do Industrializa RJ. O programa do Governo do Estado tem como principal objetivo promover a reindustrialização do estado a partir da crescente oferta de gás natural. Entre as ideias e projetos debatidos, estava a Estrada de Ferro 118, que tem previsão de ligar Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, até o estado do Espirito Santo, passando pelo município de Itaboraí, com a interligação para o Gáslub (Antigo Comperj). Esse projeto vai aproveitar algumas ferrovias já instaladas na região e segue com o apoio da iniciativa privada.
A ferrovia se conectará com a malha concedida à MRS Logística, no município de Nova Iguaçu (RJ) e à Estada de Ferro Vitória-Minas, concedida a Vale, no município de Cariacica (ES). Ela interligará ainda os terminais portuários do Porto de Ubu, em Anchieta (Espírito Santo), do Porto Central, em Presidente Kennedy (Espírito Santo), o Porto do Açu e o Distrito Industrial de São João da Barra (situados no norte do estado do Rio de Janeiro), além do Gáslub, em Itaboraí.
Os empresários presentes a reunião enfatizaram que é necessário complementar a duplicação da BR-101 Norte e construir a Estrada de Ferro 118 para aliviar os gargalos logísticos dessa região.