Programa estadual prevê ligação de gás natural Rio-Espírito Santo em Itaboraí

As obras continuam no gaslub Itaboraí (Divulgação SEEL)

Representantes de 15 organizações com atuação em empreendimentos de gás natural no Norte Fluminense participaram da segunda reunião do Industrializa RJ. O programa do Governo do Estado tem como principal objetivo promover a reindustrialização do estado a partir da crescente oferta de gás natural. Entre as ideias e projetos debatidos, estava a Estrada de Ferro 118, que tem previsão de ligar Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, até o estado do Espirito Santo, passando pelo município de Itaboraí, com a interligação para o Gáslub (Antigo Comperj). Esse projeto vai aproveitar algumas ferrovias já instaladas na região e segue com o apoio da iniciativa privada.

A ferrovia se conectará com a malha concedida à MRS Logística, no município de Nova Iguaçu (RJ) e à Estada de Ferro Vitória-Minas, concedida a Vale, no município de Cariacica (ES). Ela interligará ainda os terminais portuários do Porto de Ubu, em Anchieta (Espírito Santo), do Porto Central, em Presidente Kennedy (Espírito Santo), o Porto do Açu e o Distrito Industrial de São João da Barra (situados no norte do estado do Rio de Janeiro), além do Gáslub, em Itaboraí.

Mapa da Ferrovia 118 (Divulgação)

Os empresários presentes a reunião enfatizaram que é necessário complementar a duplicação da BR-101 Norte e construir a Estrada de Ferro 118 para aliviar os gargalos logísticos dessa região.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress