23.2 C
São Gonçalo
sexta-feira, junho 14, 2024

Programa de nutrição de São Gonçalo é destaque no Congresso Brasileiro de Nutrição

Apresentando a Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade (LCSO), o projeto se tornou referência no Estado do Rio de Janeiro.

Programa de nutrição de São Gonçalo é referência no Estado
Programa de nutrição de São Gonçalo é referência no Estado
Linha de cuidado de sobrepeso e obesidade é apresentada em congresso (Foto: Divulgação)

Nutricionistas da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo participam do XXVIII Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran 2024), em São Paulo, que vai até a próxima sexta-feira (24), apresentando a Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade (LCSO), um projeto que se tornou referência no Estado do Rio de Janeiro.

A LCSO, desenvolvida pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan) da Secretaria de Saúde de São Gonçalo, é um esforço conjunto que envolveu gestores da saúde, educação e agricultura. Desde sua aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde no final de 2020, a linha de cuidados começou a ser implementada em 2021 e, no ano passado, qualificou mais de 130 profissionais da saúde.



continua depois da publicidade



“Estamos apresentando o desenvolvimento da linha de cuidado do sobrepeso e obesidade montada para São Gonçalo. Já evoluímos no quesito qualificação – apoiada por materiais do Ministério da Saúde – de nutricionistas, educadores físicos, médicos, enfermeiros e coordenadores da Atenção Básica, que já atendem nas unidades de saúde da Família com esse olhar e direcionamento diferenciados”, explicou a coordenadora da Atan, Cássia Soares Santos Sousa.

O objetivo do programa é expandir a qualificação para outros profissionais de saúde, incluindo agentes de saúde, e toda a rede. Além disso, há planos para a implementação de consultórios especializados para pessoas com obesidade grave, tanto adultos quanto crianças.

“Já avançamos com a linha de cuidado. Agora, estamos direcionando a atenção para a escolha dos locais dos consultórios especializados e como eles irão funcionar. Acredito que, até o fim deste ano, eles estarão montados”, afirmou o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.

A participação no Conbran 2024 representa uma oportunidade de compartilhar as conquistas de São Gonçalo e aprender com outras iniciativas em todo o país, fortalecendo o compromisso da cidade em melhorar a saúde e bem-estar de seus moradores através de políticas públicas eficazes e inovadoras.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress