19.9 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Prefeitura Móvel encerra atividades no Fonseca nesta sexta (31)

Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói

Durante uma semana, o Prefeitura Móvel esteve no Horto do Fonseca levando atendimento e serviços à população do bairro e das adjacências. Nesta sexta-feira (31), a Prefeitura de Niterói inaugurou a Praça ReCriar, no Caramujo, e deu ordem de início às obras da E.M. Paulo Freire, ambas na Região Norte da cidade. O prefeito de Niterói, Axel Grael, também visitou a Policlínica do Fonseca e conversou com funcionários da Saúde.

Em visita à Escola Municipal Paulo Freire, o prefeito assinou a ordem de início das obras de reforma e ampliação da unidade. A escola conta com três edificações e duas quadras poliesportivas e receberá intervenções no prédio administrativo, obedecendo às normas técnicas brasileiras e à legislação municipal e ganhará um auditório com capacidade para 150 pessoas.

Ao lado dessas ampliações, serão realizados serviços na infraestrutura e nas instalações complementares da escola. Na infraestrutura, será executada drenagem no entorno das edificações e revisão do sistema de esgoto. Nas instalações complementares será feita a revisão de todo o sistema elétrico, com capacitação das tomadas para instalação de ar-condicionado, ventiladores, computadores, instalação de som, sirene, pontos de luz, inclusive projetores das quadras e postes externos. O valor da obra está orçado em cerca de R$ 2,5 milhões.

Haverá revisão nos sistemas de lógica e telefonia, além da revisão total do elevador existente e a instalação de um novo elevador no prédio administrativo. Será feita, ainda, a colocação de estrutura metálica e cobertura em uma das quadras, e os alambrados serão colocados em ambas as quadras.

O prefeito Axel Grael falou sobre a relevância das obras na escola.

“Estamos assinando aqui a ordem de início das obras que irão melhorar as salas de aula e os espaços em que as crianças brincam aqui. Essa escola já é uma escola conhecida em Niterói pela qualidade do ensino, eu tenho certeza que com a obra que nós vamos fazer para melhoria das condições gerais daqui ela vai ser ainda mais importante”, disse o prefeito.

O ex-prefeito de Niterói e atual secretário executivo, Rodrigo Neves, destacou a importância do projeto Prefeitura Móvel.

“A Prefeitura Móvel é um projeto muito importante porque aproxima o prefeito e a Prefeitura da população e essa edição no bairro do Fonseca está sendo muito positiva. Essa assinatura de ordem de início das obras para a unidade vai permitir a reestruturação do local, trazendo ainda mais qualidade à educação com a revitalização da quadra poliesportiva com a climatização das salas de aula. Nos últimos anos, construímos um número recorde de escolas, foram 25 unidades, e eu tenho certeza de que o prefeito Axel está dando continuidade e avançando ainda mais, já que não há outro caminho para reduzir as desigualdades sociais, que não seja um investimento prioritário na educação”, afirmou Rodrigo Neves.

O secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, ressaltou o compromisso que têm de cuidar das crianças da rede.

“O Paulo Freire dá o nome a essa escola e o Paulo Freire disse pra gente uma coisa muito importante: que precisamos cuidar das nossas crianças. Essa escola tem aproximadamente vinte anos, era uma escola privada, que depois foi municipalizada. É um compromisso nosso de cuidar ainda melhor da Paulo Freire, uma escola de referência para nossa Zona Norte e pro nosso município”, disse Marques.

A ex-merendeira da escola, Montserrat Bezerra, de 54 anos, atualmente é diretora adjunta da escola municipal Jacinta Medela e esteve presente na cerimônia e falou com emoção sobre a notícia de que o local passaria por obras de melhoria.

“Tenho muito carinho pela Paulo Freire. Eu acho que para a comunidade vai ser muito boa essa melhoria na escola. Estou achando ótimo que as crianças daqui dessa área tenham a oportunidade de ter uma escola novamente quando foi na época que eu cheguei aqui, porque era muito bonita!”, conta.

Praça ReCriar –  Nesta sexta-feira (31), a Prefeitura também inaugurou a nova praça no Caramujo, no local em que uma casa desabou durante as chuvas de 2010. A praça ReCriar homenageia quatro crianças que perderam a vida no episódio há 13 anos. Durante a inauguração da nova praça, o prefeito lembrou que o local está marcado na história da cidade, mas que deseja que se torne um espaço de convivência da comunidade.

A praça leva o conceito da Urban 95, que tem sido destaque em Niterói. Vicente Temperini, secretário de Obras, ressaltou que o projeto da praça foi premiado em um concurso do Instituto Arquitetos do Brasil.

“Para quem é niteroiense, esse ponto é um marco. A prefeitura entrou forte, em toda cidade, fazendo obras de contenção e principalmente removendo as famílias em área de risco. A gente está recriando um espaço e fazendo uma área de recreação para as crianças. Essa praça participou do concurso do Instituto de Arquitetos do Brasil e foi premiada. Investimos cerca de R$ 300 mil nesta obra que levou três meses para ficar pronta”, ressaltou Temperini.

O secretário do Núcleo Executivo Regional do Caramujo, Baldeador, Maria Paula e Santa Bárbara, Oto Bahia, destacou que a obra tem grande relevância para toda a comunidade.

” É um grande pacote de investimento, não só a praça, mas toda a macrodrenagem desta dessa região e as contenções das encostas dando condições das pessoas permanecerem na sua residência. De certa forma, também mitigamos a questão do racismo ambiental onde as áreas periféricas sempre sofrem mais com essas questões relacionadas ao meio ambiente. Porém, o governo municipal tem desempenhado um papel importante de fazer diversas melhorias e intervenções nessas áreas viabilizando a qualidade e a condição de vida dos moradores da zona norte de Niterói”, explica Oto.

O presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói (FamNit), Manoel Amâncio, também acompanhou a inauguração e falou sobre como o governo municipal vem investindo na melhoria das comunidades.

“Esse foi um cantinho que sofreu muito e nada mais justo do que virar uma área de lazer com a urbanização que as comunidades merecem. Estamos trabalhando junto com o governo com o compromisso de procurar o melhor para as comunidades”, afirmou.

Moradora da região, Luiza Helena Macedo, 60 anos, aposentada, estava com os netos na praça durante a inauguração.

“Estou aqui com meus dois netos, Luiz Henrique e Lucas. Acho que eles vão aproveitar a praça”, disse. Durante a conversa, um dos netos disse “a gente gosta mais da área porque aqui dá para brincar de pique-pega maneiro”, completou o neto Lucas, de 10 anos.

A praça conta com um mural pintado por um grupo de jovens da comunidade contratado como monitores do projeto, orientados por arquitetos. Um dos painéis lembra as quatro crianças mortas na tragédia de 2010.

Saúde – Ainda em agenda pelo Prefeitura Móvel, o prefeito, acompanhado da secretária de Saúde, Anamaria Schneider, também fez uma parada na Policlínica do Fonseca onde conversou com os profissionais da unidade e também do Hospital Getulinho, unidades do Médico de Família da Vila Ipiranga, Bernardino e Teixeira de Freitas que estavam no local.

Para a secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, as agendas de visitas às unidades de saúde são fundamentais.

“É muito importante realizar visitas às unidades da rede municipal de saúde, manter o diálogo com os profissionais e com os usuários do SUS. Desta forma, estreitamos as relações, o que é fundamental para a construção de um atendimento cada vez mais qualificado. A policlínica do Fonseca é uma importante unidade da região e vamos realizar obras de reforma no local. O arquiteto, Ramon Dornelas, responsável pelo setor do projeto da unidade, estava presente e explicou sobre as intervenções que serão realizadas, entre elas adequações dos espaços, com garantia de acessibilidade, melhorando o atendimento à população”, afirma a secretária.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress