23.9 C
São Gonçalo
sábado, maio 25, 2024

Prefeitura de realiza primeira maratona com selo carbono neutro

Foto: Divulgação

Niterói vai sediar a primeira prova esportiva a aderir à neutralização do gás carbônico produzido durante os dias de realização do evento. A cidade, reconhecida por incentivar a prática de esportes e a defesa da preservação ambiental, será o palco da 2ª Maratona de Niterói. Por meio de uma parceria da organização do evento com a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Clima, será possível medir a quantidade de gás carbônico emitida durante os dias de realização das provas.

Na última segunda-feira (10), a Prefeitura de Niterói lançou o Programa de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Clima (Seclima) e a Controladoria Geral do Município (CGM). O objetivo é fazer com que empresas e associações adotem práticas sustentáveis que resultem na redução da emissão de gases de efeito estufa. Envolver a sociedade civil nas políticas públicas de sustentabilidade é uma estratégia da Prefeitura de Niterói para avançar no projeto de neutralização de carbono.

Para o secretário do Clima de Niterói, Luciano Paez, existe uma sensibilização maior sobre as ações que impactam diretamente nas questões climáticas.

“Venho percebendo que os diversos atores que impactam nas mudanças climáticas, em especial, as instituições que trabalham diretamente com a sociedade, possuem uma sensibilização muito grande no enfrentamento às mudanças do clima. Nesse sentido, apoiar, técnica e institucionalmente, eventos esportivos, área em que Niterói tem larga experiência, é fundamental, não só de forma simbólica, mas também, na transição cultural. A assimilação dessa cultura é fundamental para podermos encaminhar, não só uma economia de baixo carbono, mas também, o respeito a um pensamento no qual a adaptação frente aos eventos extremos seja encarada como fundamental em todos os setores”, afirma Paez.

A triatleta Karen Casalini, da empresa 3A Eventos, organizadora da prova, explica como acontecerá a neutralização do gás carbônico na Maratona de Niterói.

“Por meio da Secretaria do Clima de Niterói, a empresa Multiledgers ficará responsável por medir a quantidade de gás carbônico emitida durante todo o evento, seja no transporte, material utilizado nas provas e nas demais atividades programadas. De posse desse total, se define quantas árvores devem ser plantadas para neutralizar o impacto do CO2 no meio ambiente. A Maratona de Niterói é o primeiro evento esportivo a aderir a essa iniciativa na cidade”, destaca Karen.

A 2ª Maratona de Niterói acontece no fim de semana de 6 e 7 de maio, com ponto de partida no Caminho Niemeyer. Com circuito de até 42km ao longo de toda a orla da cidade, a corrida conta com as modalidades solo (42 km e de 5 km), dupla – 42 km (dividido em 21 km para cada participante), quarteto (revezamento entre os quatro participantes, acontecendo a cada 10,5 km) e kids (distâncias calculadas de acordo com a faixa etária). As inscrições estão abertas até o dia 27 de abril pelo site www.maratonadeniteroi.com.br.

No ato de inscrição, o atleta, além do percurso, poderá escolher entre quatro tipos de kits de competição: Luxo (camisa, viseira, meias, numeração de peito e chip); Padrão (camisa, número de peito e chip); Simples (número e chip) e Kids (camisa, medalha de participante e lanche). Os kits serão entregues a partir do dia 05 (sexta-feira) e também estarão disponíveis para retirada no sábado, durante a prova para as crianças.

As equipes de revezamento e duplas contarão com ônibus próprio para transporte até os locais das arenas, com saída do Caminho Niemeyer a partir das 4h40. Também serão disponibilizados ônibus circulares. Além do transporte, a organização do evento montará postos de hidratação a cada 3 km.

A prova principal acontece no domingo (07/05), com percursos de 42 Km nas categorias solo e revezamento e de 5Km para corrida e caminhada. A largada acontece no Caminho Niemeyer, no centro da cidade, seguindo pela orla de Icaraí, São Francisco e Charitas, indo até o bairro de Piratininga, de onde os atletas retornarão para o ponto de partida.

A 2ª Maratona de Niterói é organizada pela empresa 3A Eventos, com patrocínio da Soter Engenharia e da LPH Engenharia, com apoio da Prefeitura de Niterói por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Além das provas de corrida, uma vasta programação acontecerá no Caminho Niemeyer, entre sexta-feira (05/05) e domingo (07/05), incluindo exposição, feira de produtos desportivos, espaço de gastronomia, apresentações de dança e grupos esportivos, brinquedos infantis, entre outras atrações. Uma oportunidade de entretenimento para toda a família e diversas faixas etárias.

Serviço:
Maratona de Niterói
Data: Dias 06 e 07 de maio
Ponto de Partida: Caminho Niemeyer, Centro
Inscrições: www.maratonadeniteroi.com.br

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress