24.2 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 21, 2024

Prefeitura de Maricá leva peça teatral sobre cuidados com animais para o CEIM Sidnéia da Silva Costa

Fotos: Clarildo Menezes / Prefeitura de Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Coordenadoria Especial de Proteção Animal, realizou nesta sexta-feira (14/04) uma atividade educativa com crianças, entre 2 e 5 anos, do Centro Educacional Infantil Municipal (CEIM) Sidnéia da Silva Costa, em Zacarias. A ação faz parte do “Abril Laranja”, criado para prevenir e conscientizar a população sobre o combate a violência animal.

A iniciativa conta com profissionais vestidos de animais e apresenta histórias em forma de peça infantil, abordando o respeito e o cuidado com a saúde dos bichos, além de dinâmicas de incentivo ao cuidado animal. A ação acontecerá em todas as 65 escolas do município ao longo do ano.

A professora do Pré II, Carla Neves, explica a importância desse tipo de atividade para as crianças. “Essa iniciativa é fundamental para criar a conscientização desde cedo nas crianças, pois não adianta apenas adotar um animalzinho, tem todo um processo de cuidado e bem-estar que tem que ser ensinado desde cedo”, afirmou.

O integrante do grupo, Andrew Tavares, explicou o método para passar a mensagem de conscientização e cuidado para as crianças. “Além de trazer essa dinâmica para sensibilizar, incentivamos a conhecer a nossa Feira de Adoção Animal, que conta com muitos cães e gatos resgatados e que precisam de um lar”, completou Andrew, que também faz parte da Coordenadoria de Proteção Animal.

Uma das alunas que estavam entretidas com a peça, Helloá, de 5 anos, conta que gostou muito dos personagens da peça e o quanto gosta de animais. “Tenho um cachorro chamado Tobi, e sempre levo ele pra passear”, falou.

Sobre o “Abril Laranja”

Criado pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (Aspca), o Abril Laranja é um lembrete importante sobre prevenir e denunciar a crueldade contra animais. O objetivo é conscientizar a população sobre o seu papel de combater a crueldade contra os animais, não apenas de cães e gatos, mas também de animais de produção, silvestres e exóticos. As ONGs de proteção animal também são fundamentais na luta contra a crueldade.

Sobre a Cepa

Criada em 2017, a Coordenadoria Especial de Proteção Animal desenvolve diversas ações e políticas públicas para proporcionar bem-estar e proteção aos animais, como as campanhas de adoção e de conscientização sobre abandono, que acontecem em parceria com protetores, moradores e comerciantes. As campanhas acontecem em todo o terceiro domingo de cada mês no estacionamento do Shopping Boulevard, no Centro, disponibilizando filhotes e adultos de cães e gatos resgatados das ruas pelos protetores do município. Com a iniciativa, 786 animais já foram retirados das ruas e adotados em Maricá.

Assistência aos animais de rua

Para dar assistência a cães e gatos que vivem nas ruas, dez clínicas veterinárias da cidade foram credenciadas para a realização de exames, internação e procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos diversos (como ortopédicos, oftalmológicos e oncológicos). A busca ativa pelos animais doentes será feita pela equipe técnica da Coordenadoria, mas qualquer cidadão de Maricá poderá ajudar os animais de rua solicitando a assistência pelo número de WhatsApp (21) 99546-0334.

Os profissionais vão até o local para constatar as necessidades de saúde do animal, acolher e dar o atendimento veterinário necessário. Após a recuperação, o animal será inserido no programa de adoção. No caso de constatação de abandono de cães ou gatos, o dono poderá ser identificado e denunciado por maus-tratos.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress