24.2 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 21, 2024

Prefeitura de Maricá inicia obras no Pronto Atendimento Santa Rita

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando uma série de melhorias na Unidade de Pronto Atendimento Municipal (Upam) Santa Rita, localizada em Itaipuaçu. Por conta das obras de ampliação e readequação estrutural do espaço, temporariamente, a entrada dos pacientes foi realocada para a parte de trás da unidade, com acesso pela Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36), próximo ao entroncamento com a Rua Douglas Marques Rienti (antiga Rua 83). No local, foram instaladas tendas provisórias para acomodação e acolhimento da população que aguarda por atendimento.

O serviço de urgência e emergência segue funcionando normalmente, atendendo 24 horas por demanda espontânea (portas abertas). A unidade é fundamental para oferecer assistência em saúde qualificada e efetiva aos moradores do quarto distrito, de bairros próximos, assim como para turistas da região. Entre janeiro e março deste ano, foram registrados 15.739 atendimentos no local, número que representa um crescimento de 53% em relação ao mesmo período de 2022, o que reforça a importância do Pronto Atendimento Santa Rita.

As obras no espaço foram iniciadas no segundo semestre de 2022 e tem término previsto para o fim deste ano. Dentre as melhorias que serão implementadas nesse período, estão: um novo espaço de acolhimento climatizado e fechado, oferecendo mais conforto para pacientes e acompanhantes; reestruturação e ampliação do setor de Trauma, com adição de um leito de isolamento; realocação da entrada para a lateral da unidade; dois novos consultórios médicos serão criados; ampliação da farmácia; nova sala para o setor administrativo; e construção de um novo banheiro para os funcionários.

As adequações no Pronto Atendimento Santa Rita continuam em andamento, com a conclusão da área que abrigará os resíduos e a transferência do consultório odontológico para o interior da Unidade de Saúde da Família (USF) de mesmo nome, que funciona em espaço anexo. Além disso, foi construída uma nova recepção e entrada para a USF Santa Rita.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress