26.3 C
São Gonçalo
segunda-feira, abril 15, 2024

Prefeitura de Maricá anuncia ‘estágio de atenção’

Defesa Civil permanece de prontidão para atender as demandas de emergência da população

Leia Mais

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, informa que o município entrou em estágio de atenção às 11h desta sexta-feira (22) devido à previsão de chuva moderada a forte para as próximas horas na cidade, que podem gerar acumulados significativos em 24h. Até o momento, o maior volume registrado foi no bairro de Inoã, com 37,82mm de chuva. Vale destacar que todos os órgãos e secretarias municipais envolvidos no plano de contingência da chuva já estão de prontidão até domingo (24).

Os serviços essenciais de saúde funcionarão normalmente, com atendimento 24 horas, incluindo o Hospital Conde Modesto Leal no Centro, a UPA de Inoã, o Pronto Atendimento Santa Rita em Itaipuaçu, e o SAMU 192. As Unidades de Saúde da Família (USF) e da atenção especializada também funcionarão, mantendo as consultas e procedimentos agendados dentro do possível.

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) estão com todo o maquinário preparado para atuar na desobstrução de vias caso seja necessário. Agentes da Seop, Guarda Municipal, Trânsito, além de equipes da Empresa Pública de Transportes e secretarias de Iluminação Pública, Habitação, Proteção Animal, Agricultura e Cidade Sustentável também estão mobilizadas para assegurar os diversos serviços públicos e prestar auxílio aos moradores.

Estado do Rio em Alerta: Municípios Adotam Medidas Drásticas Contra Chuvas Intensas

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, já havia decretado, desde a noite de quinta-feira (21), em suas redes sociais, o ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta sexta-feira (22). As aulas na rede municipal de ensino também foram suspensas para evitar riscos no deslocamento de alunos, professores e toda a comunidade escolar.
A Secretaria de Assistência Social, em conjunto com a Defesa Civil e a Secretaria de Educação, está pronta para fazer o acolhimento da população em dez pontos de apoio estratégicos definidos pela prefeitura em caso de necessidade e também nos dois abrigos temporários, que serão instalados em duas escolas municipais, conforme plano de contingência. Sendo eles:

VALE DA FIGUEIRA E BANANAL

EM Amanda Pena
Rua Ermínio Ferreira da Silva

MUMBUCA E AVENIDA

EM. Joaquim Eugênio
Rua Ledo Barroso Bittencourt

ITAIPUAÇU

Centro Evangelistico (IDE)
Av. Carlos Marighella, esquina com Rua 44

INOÃ (MCMV)

EM. Aniceto Elias
Rua Leonardo José Antunes

BAIRRO DA AMIZADE

EM Marcos Vinícius C. Santana
Avenida Três

PONTA NEGRA – SACRISTIA

Igreja Evangélica Independente
Avenida Antônio Carlos Jobim

PEDREIRAS, PARQUE ELDORADO E MUMBUCA (ROVAL):

EM. Carlos Magno Legentil de Mattos
Rua Barão de Inoã, 100

SÃO JOSÉ DO IMBASSAÍ

Primeira Igreja Batista
Rodovia Amaral Peixoto, 21

BOQUEIRÃO

EM. Maurício Antunes
Rua 63, Estrada do Boqueirão
PARQUE DA CIDADEEscola de Samba União de Maricá
Rodovia Amaral Peixoto, km 28,5

A prefeitura também disponibilizou pela cidade pontos de apoio móveis, que são os ônibus escolares amarelos, e estes já circulam nos quatro distritos da cidade, além do Vale da Figueira. Alguns outros pontos da cidade também foram preparados para servirem de abrigos temporários, no caso de maiores desastres. Sendo eles:

CENTRO

Centro Educacional Joana Benedicta Rangel
Rua Nossa Senhora do Amparo, 240

ITAIPUACU (MCMV)

CEPT Leonel Brizola
Av. Jardel Filho (antiga Av. Dois), esquina com Rua Alice Maximiliano de Souza

Niterói: Prefeitura executa obras de macrodrenagem do Barreto e Engenhoca

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá têm equipes de plantão 24h para atender chamados de emergência pelos telefones 199 e (21)2637-1999 ou pelo WhatsApp  nos números (21)98294-3235 e (21) 98263-0048.
A Marinha do Brasil emitiu às 10h da última quinta-feira (21) um Aviso de Ressaca em todo o litoral de Maricá, com ondas de até 3 metros de altura. O alerta é válido até as 9h de domingo (24). Acompanhe a previsão do tempo e as informações atualizadas pelos canais oficiais da Prefeitura de Maricá.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress