19.9 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Peça sobre trajetória de Dilma Rousseff chega ao Theatro Municipal de Niterói

Foto: Divulgação

Uma vida marcada pela luta por democracia, mas também por reviravoltas. Assim será contada a história de Dilma Rousseff, em “O ombro de uma mulher”. O espetáculo, produzido pela Cia Aural, estará no Theatro Municipal de Niterói, de sexta a domingo, 26 a 28 de maio. A entrada é gratuita.

Apesar de não ser biográfica, a peça relembra momentos decisivos na vida de Dilma: a prisão durante a Ditadura Militar, a maternidade, a luta contra o câncer, o impeachment sofrido em 2016, entre outros. Como forma de refletir fielmente o pensamento e liderança política da ex-presidenta, a companhia transcreveu falas da mesma, proferidas em discursos, conversas e pronunciamentos.

“O ombro de uma mulher” propõe uma reflexão sobre machismo estrutural, violência de gênero na política e os impactos destes na construção da democracia brasileira. Assim, o espetáculo é também um chamado para a equidade entre homens e mulheres, em todos os âmbitos da vida pública e privada.

A líder

 

A líder política, que passou por uma prisão, pela ditadura militar (e por um novo e posterior golpe), por um câncer, pela presidência, pela maternidade e, obviamente, por muitas

 

alegrias; chama-nos a atenção pela pluralidade de suas vivências, mantendo a sua coerência e o firme propósito no amadurecimento da democracia brasileira. A história de nenhuma mulher é marcada exclusivamente por especificidades de momentos, mas por uma essência que se dá na multimodalidade e na redescoberta e disso, urge a necessidade de fazer com que as mulheres sejam ouvidas.

Durante os processos públicos da ex-presidenta, uma surdez própria das sociedades machistas, impediu que chegasse ao povo muito do que ela dizia. Por isso, pouco se soube sobre seu projeto político, trajetória, feminilidade, pessoalidade e, em suma, sobre a sua humanidade.

O projeto foi um dos aprovados para produtos culturais no Edital de Retomada Cultural de Niterói, em 2021.

Ficha Técnica

Direção: Dárdana Rangel
Assistência de direção: Dimas Daniel
Dramaturgia: Dárdana Rangel e Dimas Daniel (a partir das falas de Dilma Rouseff)
Elenco: Ana Lima, Anique Pessanha, Dárdana Rangel, Érika Mourão, Luisa Linhares, Luma Rangel e Suellen Andrade

Produção executiva: Dimas Daniel
Programação visual e divulgação: Isabela Oliveira, Luma Rangel e Lampião.
Operação de som e edição audiovisual: Dimas Daniel
Iluminação: Palito
Produção: Arual Produções

Grupo Arual

O grupo de teatro Arual começou a se formar em 2015, a partir de uma vivência de pesquisa e experimentos entre alunas, alunos e a professora Dárdana Rangel.

Em 2018 é criada, oficialmente, a Arual Produções que tem o trabalho voltado à arte-educação e estímulo aos coletivos, integrando atores e estudantes de diferentes formações educacionais e realidades socioeconômicas. Nesse período, desenvolvemos diferentes processos de montagem teatral com projetos de pesquisa diversos.

Em parceria com outros grupos, artistas, companhias e instituições, os integrantes da Arual atuam não apenas em espetáculos, como também na literatura, no audiovisual, em rádionovelas, leituras dramatizadas e recitais.

Serviço

O ombro de uma mulher
Data: 26 a 28 de maio de 2023
Horário: Sexta, 20h; sábado, 19h e domingo, 18h
Entrada: Gratuita
Classificação: 16 anos

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress