24.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Niterói: Janete Costa oferece oficinas de arte para crianças durante férias

O período de recesso escolar promete muita diversão para as crianças de Niterói. Na segunda-feira, 17 de julho, começa o “Férias Fazendo Arte”, no Museu Janete Costa de Arte Popular. Voltada para o público infanto-juvenil, a programação irá oferecer oficinas artísticas de diferentes segmentos. As atividades são gratuitas, das 14 às 17 horas.

Durante o “Férias Fazendo Arte”, os pequenos terão uma experiência imersiva e diferente da dinâmica dos espetáculos, em que o público é mero espectador. Nesta dinâmica, eles terão contato direto com o processo artístico, sob a orientação de profissionais das áreas. Assim, o Museu abrirá as portas para o mundo do teatro, da música, de brincadeiras populares, do desenho, entre outros.

Muito além de apenas entreter, as oficinas também terão um caráter educativo, uma vez que a produção criativa traz benefícios que vão desde o desenvolvimento das capacidades cognitiva e psicomotora, até o incentivo ao espírito de equipe e habilidade de expressão em diversas linguagens.

No sábado, 22 de julho, ao final do projeto, os participantes poderão expor e apresentar os trabalhos realizados no “Férias Fazendo Arte”.

Os interessados em participar da iniciativa podem se inscrever clicando aqui.

Serviço

Férias Fazendo Arte
Data: Segunda a sábado, 17 a 22 de julho de 2023
Horário: Das 14 às 17 horas
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: R. Pres. Domiciano, 178 – São Domingos, Niterói – RJ


Programação

17 a 21 de julho (segunda-feira a sexta-feira)
Oficina de Teatro com o ator e diretor Ivo Guedes
Horário – início: 14h término: 17h
Público: idade de 12 e 16 anos

O MJCAP recebe para visita mediada na exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina com o ator e diretor de teatro, Ivo Guedes. A oficina propiciará um espaço para desenvolver expressão, criação, integração, acesso à cultura, observação, desenvolvimento de senso crítico, entre outros, por meio da experimentação de jogos e exercícios teatrais e de expressão corporal.

17 a 21 de julho (segunda-feira a sexta-feira)
Oficina de Pipa com o oficineiro Douglas Araújo
Horário – início: 14h término: 17h
Público: idade de 8 a 16 anos

O MJCAP recebe para visita mediada na exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina de Pipa com o oficineiro Douglas Araújo. A oficina trará atividades práticas e lúdicas que contribuem no aprendizado da garotada, pois explora as formas geométricas identificando-as na confecção da pipa. Desse modo, estimula a criatividade, autonomia, desenvolve a socialização e as habilidades motoras.

17 a 21 de julho (segunda-feira a sexta-feira)
Oficina (RE)Brincar: resgatando brincadeiras populares com Eneide Mesquita e Camila Andrade
Horário – início: 14h término: 17h
Público: a partir de 6 anos

O MJCAP recebe para visita mediada na exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina de (Re)Brincar: resgatando brincadeiras populares, as educadoras Eneide Mesquita e Camila Andrade. A oficina tem como objetivo incentivar o resgate de brincadeiras populares e a construção de brinquedos com materiais recicláveis, a fim de que estas crianças possam construir seus brinquedos e resgatar brincadeiras populares, pois entendemos que o ato de brincar contribui para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e interação social da criança, uma vez que, em geral a brincadeira estimula a curiosidade e a descoberta.

18 a 21 de julho (terça-feira a sexta-feira)
Oficina de RAP com o músico e DJ Jef Rodriguez
Horário – início: 14h término: 17h idade 12 e 16 anos

O MJCAP recebe para visita mediada na exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina de Oficina de R.A.P (Ritmo e Poesia) com o músico e DJ Jef Rodriguez. A oficina apresentará como funcionam os elementos básicos para a feitura da cultura hip-hop. Entendendo e aprendendo a manusear o equipamento do DJ, além de escrever e cantar seus próprios raps, para exercitar a cultura do MC.

17 a 21 de julho (Terça a sexta-feira)
Oficina de Capoeira com Cida
Horário – início: 14:0h às 17h

O MJCAP recebe para visita mediada na nova exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina de Capoeira com Cida. A oficina.

17 a 21 de julho (segunda a sexta-feira)
Oficina de Instrumentos e ritmos com Bebeto Sorriso
Horário – início: 14:0h às 17h

O MJCAP recebe para visita mediada na nova exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina de Instrumentos e ritmos com Bebeto Sorriso. A oficina.

18 de julho (terça-feira) oficina de Arte preta Popular com Jean
Horário – início: 14:0h às 17h

O MJCAP recebe para visita mediada na nova exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina.

18 de julho (terça-feira)
Oficina de desenho Botânico com o biólogo Thiago
Horário – início: 14h término: 17h idade 8 a 15 anos

O MJCAP recebe para visita mediada na exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina de desenho Botânico com o biólogo Thiago Gonzalez. A oficina começará pelo passeio guiado pelo museu para reconhecimento da flora local. A partir da experiência com a natureza serão desenvolvidas criações de desenhos ligados à botânica.

19 de julho (quarta-feira)
Oficina com a ceramista Conchita Bijoux
Horário – início: 14:0h às 17h
Público: a partir de 10 anos

O MJCAP recebe para visita mediada na nova exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina com a ceramista Conchita Bijoux. A oficina consiste na apresentação da cerâmica artística, na modelagem de apitos.

20 de julho (quinta-feira)
Oficina com Contação de História com Ana Luiza
Horário – início: 14:0h às 17h
Público: a partir de 6 anos

O MJCAP recebe para visita mediada na nova exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina Contação de História com Ana Luiza Magalhães professora, escritora, contadora de histórias, especialista em literatura infantil e juvenil e em educação infantil. Publicou em revistas literárias e em coletâneas escritas por mulheres. Em breve acontecerão os lançamentos de duas coletâneas: uma de microcontos e outra de crônicas. Idealizadora do projeto Nas Estórias Viajantes projeto que te levam ao universo fabulado..

21 de julho (sexta-feira)
Oficina de Cordel e Xilogravura com Eneide Mesquita e Rafaela
Horário – início: 14h término: 17h
Público: a partir de 10 anos

O MJCAP recebe para visita mediada na exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina de Cordel e Xilogravura com Eneide Mesquita e Rafaela. A oficina trará atividades práticas e lúdicas que busca aproximar o público da arte do Cordel, nosso Patrimônio Cultural Nacional. A oficina parte das origens da Literatura de Cordel, passando pela rima, estrutura, ritmo e tipos de estrofes mais comuns, até a produção das “xilogravuras” sustentáveis, que poderão ser reproduzidas pelas crianças.

21 de julho (sexta-feira)
Oficina “Eu sou o chefe” com Joel Vieira
Horário – início: 14:0h às 17h
Público: a partir de 12 anos

O MJCAP recebe para visita mediada na nova exposição permanente e, em seguida, será oferecida uma oficina “Eu sou o chefe” com Joel Vieira. A oficina propõe uma experiência passando pelos vários setores do MJCAP e mostrar, desta forma, a importância do ambiente de trabalho às crianças para que entendam melhor a rotina e as possibilidades de profissões.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress