23.2 C
São Gonçalo
sexta-feira, junho 14, 2024

Niterói celebra junho com Ações de Preservação Ambiental

Prefeitura promove atividades de plantio, revegetação, educação ambiental e palestras em diversos pontos da cidade

Em junho, Niterói destaca importância da preservação do meio ambiente
Em junho, Niterói destaca importância da preservação do meio ambiente
A atividade foi coordenada pelo setor de Agroecologia da Secretaria de Meio Ambiente (Foto: Alex Ramos)

Niterói, com mais de 56% de suas áreas verdes protegidas, dedica o mês de junho à preservação do meio ambiente com uma série de atividades organizadas pela Prefeitura. As ações incluem plantio de árvores, revegetação, educação ambiental para crianças, participação de atletas de surf, especialistas em meio ambiente, parceiros e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade. A programação completa pode ser acompanhada no Instagram da secretaria.

Na quarta-feira (06), quatro turmas da UMEI Governador Eduardo Campos, em Maria Paula, participaram de ações ambientais pela primeira vez. As crianças visitaram o Jardim Sensorial, assistiram a palestras com produtores locais e presenciaram a soltura de um gambá. Além disso, receberam orientações sobre a importância das formigas no ecossistema.



continua depois da publicidade



Neste sábado (08), o Campo de São Bento será o cenário para o lançamento do “Guia de Observação de Aves”, às 10h. Desenvolvido pelo biólogo e diretor do Clube de Observadores de Aves do Rio de Janeiro, Alessandro Allegretti, o livro visa aproximar os visitantes da fauna local. O projeto contou com a participação da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser).

O secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Robertson Oliveira Figueiredo, destacou a importância das atividades durante a Semana do Meio Ambiente e o mês de junho. “Realizamos essas ações para reafirmar nosso compromisso com a preservação e a sustentabilidade de Niterói. É uma oportunidade para refletirmos e promovermos mudanças positivas, garantindo um futuro saudável para as próximas gerações. Cuidar do meio ambiente deve ser uma ação diária tanto dos cidadãos quanto do poder público. Niterói já criou uma lei que protege 56% de suas áreas verdes e é um dos municípios que mais investem em políticas públicas de preservação ambiental na Região Metropolitana”, afirmou Figueiredo.

Serviço:

08/06 às 10 horas
Local: Campo de São Bento
Atividade: Lançamento do Guia de Observação de Aves

08/06 às 09 horas
Local: Ilha do Pontal
Atividade: Ação voluntária para recolhimento de resíduos

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress