23.2 C
São Gonçalo
sexta-feira, junho 14, 2024

Gonçalense se torna um dos músicos mais influentes do país no ukulele, instrumento imortalizado nos clipes de Elvis Presley

Fotos: Marcelo Oliveira / Divulgação

Influenciado pelo pai Luiz Antônio, Vinícius de Moura Vivas, ainda menino com 9 anos à época, conhecia seu primeiro instrumento musical no curso Armando Set, localizado no Centro de São Gonçalo.

“Meu pai comprou um violão e queria que eu estudasse. O interessante foi que eu gostei e fiquei dois anos estudando com o professor Armando Set e com Seu Gil, pai do Armando, que não está mais entre nós. Nessa fase, os dois foram importantes na minha vida musical, já que o Armando tem e seu falecido pai tinha, performances apuradas”, diz o primo de segundo grau do jornalista Luiz Vivas, um dos mais conhecidos em São Gonçalo.

Vinícius Vivas na companhia de seu Ukulele

De aluno dedicado, se tornou professor no Conservatório de Música Carlos Gomes, no bairro Zé Garoto, em São Gonçalo, de 2005 a 2010, e deu os primeiros passos profissionais tocando violão, cavaquinho e guitarra em conjuntos musicais.

Não parou mais. Incentivado pela família, estudou na Escola de Música Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, e concluiu os estudos em Licenciatura em Música em 2009 e Mestrado em 2014, ambos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Não satisfeito, buscava a nota perfeita, aquela que realmente o emocionasse. E o ukulele (instrumento musical havaiano inspirado por instrumentos portugueses), tocou seu coração.

“Eu vi o instrumento numa gravação da música Elephant Gun, da banda Beirut e achei o timbre muito bonito e fiquei curioso. Tentei tocar no violão e não consegui o resultado que queria e acabei me aprofundando neste belo instrumento. Me apaixonei tanto que encomendei um, mas, ao passar pela Rua da Carioca, vi um ukelele e acabei comprando outro antes do que havia encomendado chegar. Ou seja, fiquei com dois”, frisa.

Músico foi autor da única dissertação de mestrado do país sobre o instrumento

Apaixonado pelo instrumento, que foi utilizado algumas vezes por Elvis Presley em seus clipes musicais, o músico se orgulha em ter sido autor da primeira dissertação de Mestrado sobre ukulele no Brasil, publicada em 2015.

Atualmente, há dois milhões de visualizações no seu canal do Youtube, e o número de inscritos passa de 36 mil.

Nascido em Niterói, mas adotado por São Gonçalo em 1983, Vinícius Vivas viajou por diversas cidades no Brasil e no exterior, atuando como palestrante, instrumentista solo e regente da Orquestra de Ukuleles da UFRJ. Sobre abrir na cidade uma escola de ukulele, ele desconversa.

“Não tenho por enquanto esse desejo mas tenho muitos alunos de São Gonçalo e espero que um deles monte uma escola na cidade que tanto amo”, finaliza o professor no Colégio de Aplicação da UFRJ, na Lagoa, Zona Sul do Rio.

Quem quiser conferir o trabalho do músico gonçalense basta acessar o seu site, seu canal no YouTube ou seu instagram. Confira um dos vídeos em que o jovem maestro mostra o seu talento:

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress