17.2 C
São Gonçalo
sábado, agosto 13, 2022

José Silva, o mestre responsável pelo crescimento do Taekwondo em São Gonçalo

Leia Mais

O Taekwondo, arte marcial originária da Coréia, teve grande aceitação por parte do mundo ocidental, sendo praticado em mais de cem países. A arte começou a ser difundida no Brasil a partir de 1970, chegando no Rio de Janeiro em 1972. Em 1973, o Mestre José Silva iniciava seus treinamentos e, em 1980, fundava a Associação de Taekwondo de São Gonçalo que, hoje, se tornou o Clã Mestre Silva Haggyo.

O Mestre José Silva começou a treinar Taekwondo em agosto de 1973, com o professor Ivan Varela (já falecido). Em 1975, passou a ter aulas com o Grão-mestre Jung Roul Kim, um dos pioneiros na implantação da modalidade no Brasil, sendo seu discípulo até os dias atuais, e tendo o formado Mestre 8º Dan pela escola Moo Duk Kwan e pela Federação Mundial Chang Moo Kwan, desde 2016. Durante sua trajetória como competidor, acumulou títulos importantes, tendo sido bicampeão carioca em 1979 e 1980, e ficando em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro em 1979. Na década de 80, tornou-se vice-presidente da Federação de Taekwondo do Estado do Rio de Janeiro por duas vezes. Na mesma década, atuou como árbitro em competições estaduais e nacionais.

Mestre José Silva foi o pioneiro no taekwondo na região

“Desde a fundação da Associação de Taekwondo de São Gonçalo, que se tornou o Clã Mestre Silva Haggyo, foram formados mais de quinhentos faixas preta. Atualmente, temos cem professores, homens e mulheres, atuando em São Gonçalo e municípios da região Oceânica, Lagos e Serrana. Gostaria, imensamente, que as autoridades dessem o valor merecido, de fato e de direito, as nossas artes marciais que tanto buscam pela disciplina e saúde física e mental daqueles que as praticam.” Mestre José Silva

Como toda Arte Marcial, o Taekwondo é um meio de inclusão social e tem desenvolvido um belo trabalho com as PCDs (Pessoas com Deficiência). O mestre José Silva é mais um dos professores que obtiveram grandes conquistas nessa área. Quando ministrava aulas para alunos especiais da APAE de São Gonçalo, formou um aluno autista em faixa preta. Uma grande conquista!

As aulas de taekwondo do Mestre são referências na inclusão de PCDs

Devido ao sucesso de divulgação do Taekwondo, em 1980, tornou-se uma modalidade oficial de competição do Comitê Olímpico Internacional, sendo incluído nos Jogos Pan-americanos e Sul-americanos. Após participar como modalidade de exibição nos Jogos Olímpicos de Seul (1988) e Barcelona (1992), foi incluído como modalidade oficial, fazendo sua estreia nas Olimpíadas de Sidney, na Austrália, no ano 2000.

A palavra Taekwondo tem um significado: “Tae” significa “pés” e refere-se a saltar ou voar, a chutar ou esmagar com o pé; “Kwon”, significa “mãos, punho”, refere-se a golpear ou destruir com a mão ou com o punho; “Do” significa “caminho, arte” e se refere ao bom caminho construído e pavimentado no passado pelos santos e sábios. Dessa forma, Taekwondo significa “O caminho do pé e da mão”. (Federação Brasileira de Taekwondo, 2005).

Além de saber o significado da palavra, é importante conhecer os inúmeros benefícios que o Taekwondo traz para os praticantes da arte, tais como: melhora da coordenação motora e memória, disciplina através do respeito à hierarquia, desenvolve o ideal de respeito ao próximo, a autoconfiança, a capacidade de liderar, aprimora o espírito de luta e a humildade. Na parte física, a prática oferece importantes técnicas para a defesa pessoal, melhora o condicionamento e desenvolve a flexibilidade e o equilíbrio. Para crianças, ensina a trabalhar em equipe e desenvolve o senso de cortesia e gentileza.

Com tantos benefícios e uma história de vitórias e superação, o Mestre José Silva, hoje com 70 anos, espera que o Taekwondo, receba a atenção e valor merecido, para que volte a crescer e se desenvolver em São Gonçalo, uma cidade com tantos talentos revelados nas artes marciais, e com tantos ainda por revelar, só aguardando uma oportunidade.

O mestre ao lado dos alunos em uma premiação da Copa Lions

Notícias Relacionadas

1 COMMENT

  1. Parabéns ao feliz mentor da matéria alusiva ao Grão Mestre José Silva !!!! Homenagem se presta tb em vida !!!! Muito feliz por ver a boa matéria jornalística a quem muito fez e faz por merecer!!!! Saudações esportivas a todos os envolvidos na matéria, na divulgação do Taekwondo e ao grande Grão Mestre José Silva !!!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias