28.7 C
São Gonçalo
domingo, maio 12, 2024

Maricarnaval terá shows do Monobloco e do Cordão da Bola Preta

Foto: Divulgação / Prefeitura de Maricá

Além da programação dos blocos de rua do Maricarnaval 2023, a Prefeitura de Maricá promete animar a folia com 99 shows de mais de 30 artistas, entre eles o Monobloco, Cordão da Bola Preta e Sinfônica Ambulante, que se apresentam em diferentes pontos da cidade. Ao todo, serão 20 espaços com apresenteções em diferentes bairros, como Centro, Araçatiba, Inoã, Jacaroá, Ponta Negra, Itaipuaçu, Jaconé, Santa Paula, São José do Imbassaí, Parque Nanci, Bambuí Codeirinho, Divineia, entre outros. O tradicional Cordão da Bola Preta se apresenta no domingo (dia 19/02) e o Monobloco na segunda-feira (dia 20/02), ambos a partir das 22h em Ponta Negra. A Sinfônica Ambulante fará, no total, nove apresentações nos quatro dias de Carnaval.

Fundado em 1918, o Cordão da Bola Preta é o mais antigo bloco de carnaval do Rio de Janeiro, um dos mais antigos do país e último representante remanescente dos antigos cordões carnavalescos que existiam no Rio no início do século 20. A agremiação se auto-intitula “o maior bloco de carnaval do mundo”, o que cria uma intensa rivalidade com o bloco pernambucano Galo da Madrugada, que desfila pelas ruas de Recife, em Pernambuco.

O Monobloco foi criado no ano 2000 pelos integrantes da banda carioca Pedro Luís & A Parede e começou como uma oficina de percussão. Ao final do primeiro ano, o grupo fez um desfile no Rio de Janeiro e se oficializou como bloco. O diferencial do grupo sempre foi usar instrumentos de escola de samba para tocar outros ritmos além do samba, como marchinha, coco, funk, xote, ciranda e charme.

Já a Sinfônica Ambulante é um bloco que toca desde 2011 nas ruas com repertório de samba, rock, funk music, forró, maracatu, salsa e jazz, com muito improviso e descontração. Sua última apresentação na cidade foi durante o Arraiá de Maricá, em junho de 2022. O grupo, cujo som é à base de percussão e instrumentos de sopro, se apresenta sempre na rua e costuma arrastar um grande público para acompanhar seu desfile, sempre levando estandartes que fazem referência ao Carnaval.

 

Atrações musicais em 13 bairros da cidade

No Maricarnaval 2023, os shows acontecem em 13 bairros da cidade e a programação foi pensada especialmente para atender jovens e adultos. Além disso, são cinco locais exclusivos com baile infantil para a criançada.

No comando do palco de Araçatiba tem a Tropa da Alegria se apresenta no sábado (18/02), das 18h às 19h30, e Marianna Cunha das 21h às 23h. No domingo (19/02), Bruna Mandz fará sua apresentação às 21h às 23h. Na segunda-feira (20/02),a partir das 22h30, a banda Tatudo em Casa assume os vocais e na terça-feira (21/02) tem Douglas Kali das 21h às 23h.

Também se apresentam os Pratas da Casa Jô Borges, Moniquinha, Rafael Caçula, Rickson Maioli, Baby do Cavaco e Maiara Coboski.

Veja a programação completa de shows Shows Maricarnaval 2023 (aqui)

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress