19.9 C
São Gonçalo
terça-feira, julho 23, 2024

Maricá realiza cadastro de gatos para castração gratuita

Para levar um amigo de quatro patas para casa, é necessário ser maior de 18 anos e apresentar identidade, CPF e comprovante de residência (Foto: Arquivo)

A Coordenadoria Especial de Proteção aos Animais, vinculada à Secretaria de Saúde, realiza, nesta quarta-feira (29), o cadastramento de 80 gatos para castração do animais. De acordo com a Prefeitura, serão entregues 80 senhas para tutores de gatos e gatas a partir das 8h na sede da Coordenadoria, na Rua Prefeito Hilário Costa e Silva, número 100, Parque Eldorado.

 

Os requisitos para a castração gratuita são: apresentar comprovante de renda provando que não possui condições de pagar pela castração através do Número de Inscrição Social (NIS), do cartão Mumbuca, do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que o animal não tenha nenhum impedimento na avaliação clínica.

 

A triagem será marcada no momento da inscrição e os animais passarão por avaliação clínica que irá identificar condições para a cirurgia. Se o animal estiver apto, a cirurgia será marcada. Caso haja algum impedimento para o procedimento cirúrgico, o tutor do animal será devidamente comunicado e deverá assinar um termo se comprometendo a procurar um médico veterinário para oferecer o cuidado necessário ao animal antes de tentar novamente a castração.

 

Os tutores precisam apresentar no momento da solicitação as cópias do comprovante de residência no município, CPF, RG e comprovante de renda. Será realizada apenas uma castração por CPF para que mais famílias sejam beneficiadas com o projeto.

 

Impedimentos para castração: animais braquicefálicos (de focinho achatado), fêmeas prenhas, no cio ou amamentando. Os tutores deverão assinar termos de responsabilidade com ciência dos cuidados necessários pós-cirurgia e dos riscos cirúrgicos e anestésicos nos animais.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress