23.5 C
São Gonçalo
terça-feira, junho 25, 2024

Maricá inaugura duas novas pontes em Caxito e Espraiado

As entregas fazem parte da programação de inaugurações de que terão em comemoração ao aniversário de 210 anos de fundação de Maricá

Maricá Inaugura Duas Novas Pontes nos Bairros Caxito e Espraiado
Maricá Inaugura Duas Novas Pontes nos Bairros Caxito e Espraiado
Estruturas foram alargadas para dar mais fluidez ao tráfego e ganharam passagens de pedestres (Foto: Bernardo Gomes)

Nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Maricá, liderada pelo prefeito Fabiano Horta, inaugurou duas novas pontes nos bairros do Caxito e Espraiado. As estruturas, revitalizadas pela autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), foram ampliadas e melhoradas para aumentar a fluidez do tráfego e garantir mais segurança para veículos e pedestres. As inaugurações fazem parte das celebrações dos 210 anos de fundação de Maricá.

A primeira inauguração ocorreu na Estrada do Rio Fundo, no bairro Caxito. A nova ponte, com 15 metros de comprimento e 10,50 metros de largura, é feita de concreto armado e foi alargada para permitir o tráfego em ambos os sentidos, além de ganhar nova iluminação e passagens para pedestres. A estrutura antiga, com apenas quatro metros de largura, permitia a passagem de um único veículo por vez, causando frequentes congestionamentos e riscos de acidentes.



continua depois da publicidade



“O tempo inteiro tinha entraves e risco concreto de acidentes. A Somar construiu esse projeto para duplicar a ponte, garantindo a segurança e o bem-estar das pessoas”, destacou o prefeito Fabiano Horta, lembrando das dificuldades enfrentadas pelos motoristas na antiga ponte.

O secretário de Governo João Maurício de Freitas (Joãozinho) ressaltou a importância da reestruturação para a rotina dos moradores. “Para quem está aqui no dia a dia, é crucial para o ir e o vir do trabalho, da mãe que está levando a escola. A obra faz com que as pessoas desse bairro não tenham que dar uma volta para chegar no centro da cidade ou no bairro mais perto”, afirmou.

No bairro Espraiado, a antiga ponte de quatro metros de largura e oito metros de comprimento foi substituída por uma nova estrutura de 26,40 metros de comprimento por 10,50 metros de largura. Além de facilitar o tráfego de veículos, a nova ponte conta com uma passagem de pedestres equipada com piso tátil direcional para auxiliar pessoas com deficiência visual.

Pedro José de Oliveira, morador de 58 anos do Espraiado, relatou os benefícios trazidos pela nova ponte. “Tinha ponte anterior, mas era muito restrita porque só passava um carro. Tenho caminhão e tinha que passar por dentro do rio para acessar a minha casa e a casa do meu sogro. Então, foi uma obra e tanto porque facilitou muito a vida aqui dos moradores e dos visitantes”, relatou.

Impacto e Participação

Jorge Heleno, presidente da Somar, destacou o impacto das novas pontes na mobilidade urbana e na segurança dos bairros. “Para o bairro que já tinha uma ponte, só que era muito estreita na parte da segurança, isso representa um ganho. Então, na parte de mobilidade urbana, a Somar tem cumprido seu papel com as construções dessas pontes”, afirmou.

Além das novas pontes, a Somar está realizando intervenções de drenagem com a instalação de galerias para reduzir os impactos das chuvas fortes na região. As inaugurações contaram com a presença do deputado estadual Renato Machado, dos vereadores Frank Costa, Julio Carolino, André Casquinha, Marcus Bambam, Helter Ferreira, entre outros convidados.

As novas pontes representam um avanço significativo para a infraestrutura de Maricá, promovendo segurança, acessibilidade e melhor qualidade de vida para os moradores.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress