23.5 C
São Gonçalo
terça-feira, junho 25, 2024

Maricá celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com atividades no Centro

Evento destacou práticas de sustentabilidade e educação ambiental, atraindo alunos e comunidade local

Maricá Celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com Atividades no Centro
Maricá Celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com Atividades no Centro
Programação contou com práticas de sustentabilidade e educação ambiental, além de exposições da fauna e da flora (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (05), a Prefeitura de Maricá celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente com um evento repleto de atividades na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Organizado pela Secretaria de Cidade Sustentável, o evento atraiu alunos da rede municipal de ensino, professores, moradores e visitantes, que tiveram a oportunidade de conhecer iniciativas ambientais de diversos órgãos e instituições.

A programação incluiu a apresentação de materiais usados nas Unidades de Conservação do município, exposições da fauna e flora, demonstração de equipamentos de resgate de animais silvestres, coleta de lixo eletrônico, exibição de imagens de ecoturismo, práticas de educação ambiental, distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica e orientações de técnicos da prefeitura.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, destacou a importância de promover a sustentabilidade na cidade. “Em tempos onde a devastação ambiental e a fauna e a flora são tão desrespeitados, é fundamental que nós tenhamos a responsabilidade de preservar esse mundo tão belo em que vivemos. Hoje, estamos aqui apresentando as atividades e ações que a Prefeitura de Maricá vem realizando, pois assim é que nós mudamos o mundo”, afirmou.



continua depois da publicidade



Uma das atrações do evento foi o Laboratório Móvel, desenvolvido pela Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade, que ficou estacionado na praça. O laboratório ofereceu aos visitantes a chance de ver de perto equipamentos como impressoras 3D, óculos de realidade virtual, jogos eletrônicos, materiais recicláveis e painéis educativos. Além disso, a Secretaria de Cultura organizou música ao vivo e apresentações de malabarismo, enriquecendo ainda mais a experiência dos presentes.

A secretária de Cidade Sustentável, Andressa Bittencourt, falou sobre a importância da discussão de questões ambientais em Maricá. “Uma data de tamanha importância não poderia passar despercebida. A Secretaria se reuniu com diversos parceiros que desenvolvem ações, atividades e projetos em prol do nosso meio ambiente para expor tudo que vem sendo desenvolvido”, explicou.

O evento contou com a participação de várias secretarias e organizações, incluindo as secretarias de Ordem Pública, Cultura, Educação, Proteção e Defesa Civil, o Grupamento Especial de Defesa Ambiental da Guarda Municipal, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), a Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), o Projeto Aruanã, o Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC) e o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset).

Visitantes Reforçam a Importância da Conscientização

Alunos do 6º ano da Escola Municipal Clério Boechat, do bairro Flamengo, estiveram presentes e se mostraram entusiasmados com as atividades. “É um estímulo para as crianças quando visitam as exposições. Desenvolve o conhecimento, a criatividade e a imaginação. Amanhã, quando eles forem para a sala de aula, as atividades ficam legais porque eles perguntam sobre tudo que viram”, comentou a professora de geografia, Carolina Freitas.

Luciana Velásquez, de 44 anos, também elogiou o evento, destacando a importância do debate sobre questões ambientais. “O Dia do Meio Ambiente é muito importante para nossa sobrevivência e dos animais. Fui nos espaços que estavam explicando sobre consumo consciente de água, plantações, além de espécies marinhas e silvestres. Gostei muito da experiência”, disse a moradora de Itaipuaçu.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972. A data tem o objetivo de chamar a atenção para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais, promovendo a conscientização global sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress