23.9 C
São Gonçalo
terça-feira, junho 18, 2024

Jovens empreendedores de São Gonçalo lançam marca de camisas inspiradas na luta contra o racismo

Após a morte de George Floyd e do menino João Pedro, no Complexo do Salgueiro, protestos contra o racismo e a violência policial contra os negro ganharam ainda mais força em todo o mundo. Inspirados neste movimento antirracista, três jovens de São Gonçalo criaram a ‘Blackout’, marca inspirada nas lutas do movimento negro estudantil.

Os três amigos Daniel Veríssimo (21), Lucas Costa (19) e Gabriel Pereira (21) lançaram a grife no mês de julho. ‘Blackout’, é uma referência ao nome de um grupo formado por alunos negros que estudavam um colégio particular tradicional da cidade. Minoria na escola, o grupo se tornou uma forma de enfrentar o racismo na escola de maneira mais leve.

“A Blackout surgiu como nome do nosso grupo porque nos ajudou muito na questão da aceitação e a como lidar com o preconceito e a desigualdade presente, visto que éramos minoria, como muitos alunos pretos de escolas particulares em todo o Brasil. A gente exaltava nossa negritude e se defendia”, conta Daniel Veríssimo. “Ao longo dos anos, alguns alunos foram saindo e o Blackout se tornou o símbolo de uma amizade, aí decidimos levar esse nome para fora da escola e criamos a marca”, completa.

O jovem Daniel Veríssimo desenhando a logo da Blackout Company

Os jovens afirmam que pretendem trazer estampas com críticas que abordem a temática do racismo, mas também pretendem produzir estampas que exaltem a pele negra.

“O nome Blackout abre um leque de ideias e oportunidades de estampas, mas, além de “brincar” com o nome, trazendo a versão black/dark das coisas e trabalhar com a cor preta, pretendemos também fazer camisas que gerem reflexão nas pessoas”, afirma Daniel.

Atualmente, eles realizam suas vendas somente pelo Instagram, plataforma que também está aberta para debates sobre a questão da desigualdade social e fazem entregas das camisas para todo o Brasil.

Para aqueles que estiverem interessados em conhecer um pouco mais sobre a ‘Blackout’, basta acessar a página Company Blackout no Instagram e garantir sua camisa. Confira alguns modelos da grife:

 

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress