23.9 C
São Gonçalo
domingo, junho 16, 2024

Itaboraí celebra Dia da Mata Atlântica com plantio de mudas

A ação aconteceu no Parque Paleontológico São José de Itaboraí

Dia da Mata Atlântica é celebrado com plantio de mudas no Parque Paleontológico São José de Itaboraí
Dia da Mata Atlântica é celebrado com plantio de mudas no Parque Paleontológico São José de Itaboraí
25 estudantes da Educação Infantil, fizeram uma visita guiada, iniciada no museu, que abriga registros paleontológicos encontrados no parque (Foto: Divulgação)

Em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica, a Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU), realizou uma ação especial no Parque Paleontológico São José de Itaboraí. Participaram do evento 25 alunos da Escola Municipalizada de Tempo Integral Ângelo Buriche Coutinho, localizada em Curuzu.

Acompanhados pela Guarda Municipal, por meio do Grupamento Especial de Proteção Ambiental (GEPAM), os estudantes da Educação Infantil tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada pelo parque. A atividade começou no museu do parque, onde os alunos aprenderam sobre os registros paleontológicos, fósseis e a história da exploração de calcário na região.

Marcelo Matos, secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, enfatizou a importância de educar as crianças sobre o meio ambiente. “Trazer o conhecimento para os estudantes com esse contato direto com a natureza é essencial. O Parque tem sido muito visitado por representantes da Petrobrás, da UFF, entre outros, e proporcionar que as crianças entrem em contato com a natureza ajuda no conhecimento. Cuidar do meio ambiente é a coisa mais importante que existe no mundo atualmente, devido às questões climáticas. Ver a alegria dessas crianças de estarem aqui, respirando esse ar puro, engrandece e fortalece o nosso futuro”, afirmou o secretário.



continua depois da publicidade



Durante a visita, os alunos também puderam ver a bacia sedimentar do parque e uma reprodução em tamanho menor da preguiça-gigante, um dos fósseis de mamíferos encontrados na região. A atividade culminou com o plantio de mudas de Ypê Amarelo, Ypê Roxo, Flamboian e 7 Copas, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Roberta Figueiredo, diretora da Escola Municipalizada de Tempo Integral Ângelo Buriche Coutinho, destacou a importância da visita ao parque no contexto pedagógico. “Visitar o Parque é uma atividade que já faz parte do nosso projeto pedagógico. Esta data é muito importante para o meio ambiente e para a preservação da nossa Mata Atlântica. É crucial preservar este lugar, que atrai interesse mundial devido à sua riqueza arqueológica e todo o trabalho de preservação. Estamos trabalhando muito essa questão com nossos alunos e já percebemos uma resposta positiva”, disse a diretora.

A celebração do Dia Nacional da Mata Atlântica em Itaboraí reforça o compromisso da cidade com a educação ambiental e a preservação de um dos biomas mais ricos e ameaçados do Brasil.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress