21.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Fla X Flu: Torcedora tricolor de 99 anos acredita no título Carioca e ‘sonha’ conhecer Fred

O Fluminense já tem 32 títulos. Se ganhar, vai para o 33° - Fotos: Arquivo de família/Divulgação

Fluminense e Flamengo decidem pela 13° vez o Campeonato Carioca. O clássico está marcado para o próximo domingo (09), às 18h (horário de Brasília), no Maracanã. O Rubro-Negro vai pisar no gramado do mítico estádio com o resultado ‘embaixo do braço’. Já o Tricolor precisa vencer por diferença de dois gols para conduzir a decisão para os pênaltis ou marcar três vezes para sagrar-se campeão e levar o 32° troféu às Laranjeiras. Apesar dos flamenguistas acreditarem “no já ganhou”, uma torcedora em especial crê que o time de Fernando Diniz vai dar a volta por cima: trata-se de Yone Salles da Silva Pereira, de 99 anos, moradora do Pita, em São Gonçalo, e fã de Fred.

— Minha avó acredita que o Fluminense vai ser campeão. Ela vai assistir a partida como sempre faz. Disso, não abre mão. Certa vez, no Brasileiro de 2014, família toda reunida para comemorar o aniversário de bodas de diamante do casamento dela, tivemos que esperar o Fla-Flu acabar para cantar parabéns (risos). Inclusive nesse jogo, o Flu venceu por 2 a 0 e Fred, a paixão dela, fez um gol. Sobre a decisão de domingo, tenho certeza que, apesar do resultado ser difícil, para ela é possível sim. Tomara que o Tricolor não nos decepcione e alegre o coração de dona Yone – contou o jornalista José Jorge Júnior, com exclusividade ao Lado de Cá.

Dona Yone, no entanto, prestes a completar 99 anos no dia 19 de julho, ou seja, dois dias antes do aniversário do clube, que é 21 de julho, continua amando o Fluminense acima de todas as coisas. Mas o sonho mesmo é conhecer Fred, segundo maior artilheiro da história do Tricolor. Quem conta essa paixão é Diogo Cescon, engenheiro de 32 anos, morador da Tijuca, Zona Norte do Rio, outro neto da nonagenária.

Segundo ele, a história começou quando o Fluminense ganhou o Campeonato Carioca de 2012 e em seguida o Brasileiro. À época, Yone era um ‘menina’ de 87 anos. O tempo passou, o camisa 9 tricolor vestiu outras camisas do futebol brasileiro como a do Atlético-MG, do Cruzeiro, alcançou números impressionantes no clube antes de se aposentar em 2022.

O Fred é uma referência para os tricolores. E com a minha avó não seria diferente, pois essa paixão dela com o nosso ídolo começou naquele 2009, ano em que ele marcou gols importantes que nos livraram do rebaixamento – lembrou.

Diogo relembrou também que ele e a avó Yone não deixaram de apoiar o Fluminense em um momento difícil como foi a disputa da Série C, em 1999. O engenheiro acrescenta que os dois foram em quase todos os jogos no Maracanã. Segundo ele, ter virado tricolor foi a melhor coisa que aconteceu na vida. E isso ocorreu após ter ouvido histórias boas e curiosas sobre a nonagenária.

— Ela é uma figuraça. Lembro de causos incríveis vividos ao lado dela, como nos jogos da série C, em 1999, em que ficávamos ouvindo e sofrendo pelo radinho de pilha. Cada gol era uma festa nossa. Mas quando ela era mais nova e morava em Neves, segundo meu pai, ela tinha como hábito, ficar abraçada ao poste em dias de jogos e só saía quando o jogo terminava com a vitória do Fluminense – contou aos risos.

Flamengo e Fluminense já decidiram em 12 oportunidades o Campeonato Carioca. Cada um venceu seis vezes. Quem conquistar o troféu na edição 2023 passa a ser detentor de mais troféus em finais. O Tricolor levou a melhor sobre o adversário em 1936, 1941, 1973, 1984, 1995 e, mais recentemente, em 2022. O Rubro-Negro conquistou o título em 1963, 1972, 1991, 2017, 2020 e 2021.

Por: Marcos Vinicius Cabral

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress