19.9 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Quadrilha, bandeirinhas e comidas típicas de festa junina tomaram conta do Centro de Referência Especializado à Pessoa Idosa (CERPI), equipamento vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, na tarde desta quarta-feira (12). Os idosos atendidos na unidade participaram do “Arraiá do CERPI” embalados pela camerata da Orquestra Municipal de São Gonçalo.

“Hoje é dia de alegria! Esses momentos são importantes para promover a socialização e o lazer dos nossos idosos. Eles ficaram super envolvidos e cuidaram da ornamentação da festa e das comidas típicas que foram preparadas”, disse a coordenadora do espaço, Cinthia Weber.

A festa contou com comidas típicas, música ao vivo e muita alegria. O grande momento da quadrilha foi comandado por Seu Cosme, que trabalha na unidade.

E a festa reuniu também a família dos idosos que são atendidos no local, como foi o caso da aposentada Maria Sabino, de 71 anos, que levou a neta Liz, de 6 anos, para dançar.  “Minha netinha está de férias e logo se animou quando contei que teria a festa julina. Foi uma ótima oportunidade para ela conhecer meus amigos, de quem falo tanto”, disse a idosa.

Quem também levou os netos e a filha foi a moradora do Jardim Catarina Maria da Guia, de 73 anos. Edna da Guia, filha de Maria, destacou a importância dos serviços oferecidos na unidade após sua mãe perder entes queridos.

“O CERPI mudou a vida da minha mãe. Ela estava em uma depressão profunda após o falecimento da minha avó, do meu tio e do meu irmão. Foram momentos muito difíceis. Mas, desde que passou a fazer parte das atividades, ela renasceu”, disse Edna.

“Digo para todo mundo que o remédio da minha depressão foi o CERPI. Me enchiam de remédio e mesmo assim eu vivia ‘presa’ em uma cama, sem vontade de levantar nem mesmo para comer. Até que conheci esse espaço e minha vida se transformou. Hoje eu faço as oficinas, conheço diversos lugares, faço amigos. Agradeço muito a essa equipe maravilhosa, verdadeiros anjos na nossa vida”, destacou Maria da Guia, que foi a noiva da quadrilha.

O Centro de Referência Especializado à Pessoa Idosa atende a mais de 600 pessoas por mês. Formado por uma equipe multidisciplinar com psicólogo, assistente social, pedagogos e educadores, o equipamento oferece aula de alfabetização, rodas de conversa e oficinas que estimulam a mente e o corpo.

Idosos acima de 60 anos que tiverem interesse em participar das atividades oferecidas no CERPI podem ir até a unidade, que fica na Av. Dr. Albino Imparato, 1.501, no Jardim Catarina, e solicitar a ficha de inscrição.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress