24.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Codemar apresenta soluções naturais para o futuro na Semana Rural

Ações sustentáveis para mudar o presente e construir o futuro. É o que a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) mostra na Semana Rural, atividade acadêmica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que vai até o próximo domingo (16), no campus da instituição em Seropédica.

 

Nos dois estandes montados no evento, o público pode conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos em Maricá participando de quiz sobre essências naturais e conferindo pôsteres e explanações de estudantes.

 

A UFRRJ desenvolve dois grandes projetos em parceria com a Codemar, por meio da Biotec Maricá: o Inova Agroecologia (novas práticas sustentáveis) e o Farmacopeia Mari’ká (cultivos de plantas medicinais que podem atrair indústrias farmacêuticas e de cosméticos).

 

“Eu vim conhecer um pouco mais sobre o assunto porque, além de gostar, é uma área que vai crescer muito. Os cultivos orgânicos de alimentos e a produção de óleos, fitoterápicos, tudo isso é o futuro”, avaliou a formanda em zootecnia Selene Christine, de 23 anos.

 

Nos estandes era possível participar de disputa para saber quem descobria as essências das plantas, ver tomates especiais, cana-de-açúcar e cogumelos comestíveis.

 

Os projetos

 

O Inova Agroecologia Maricá está inserindo cultivos de maior valor agregado para aumentar a rentabilidade dos produtores. Já foram disponibilizados arrozes especiais; tomates gourmet, com cores, formas e texturas diferenciadas; pitayas de três tipos; batatas-doces mais nutritivas e de cores exóticos, e outras.

 

Já o Farmacopeia Mari’ká tem foco na produção de plantas com uso medicinal e fitoterápico. Além da produção própria da Codemar numa fazenda-laboratório no bairro do Caju, agricultores locais serão incentivados a investir no cultivo aprendendo o manejo específico para uso medicinal. Além de medicamentos, as plantas podem abastecer a indústria de cosméticos com plantas brasileiras como a palma-rosa, o capim-limão, a erva-cidreira e dezenas de outras.

 

A Semana Rural

 

O evento acadêmico teve início no sábado (8), no campus da UFRRJ em Seropédica-RJ e segue até o dia 16 de julho. Além de palestras sobre pesquisas científicas, a Semana Rural tem cursos gratuitos, exposição e música, entre outras ações.

 

Serviço

 

Semana Rural da UFRRJ – campus Seropédica

Data: de 8 a 16 de julho

Endereço: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Rodovia BR 465, KM 07, Seropédica – RJ

Atividades:

• 1º Simpósio Fluminense de Ciência Animal – de 10 a 13 de julho, das 13h às 18h;

• Cursos gratuitos para produtores rurais – mais de 80 cursos, de 8 a 16 de julho;

• Mini Fazendinha – dias 12, 13 e 15 de julho, das 9h às 15h

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress