30.1 C
São Gonçalo
quarta-feira, abril 17, 2024

Exposição que retrata figuras anônimas do Carnaval segue fazendo sucesso mesmo após o término dos desfiles

Leia Mais

Idealizada pelo fotógrafo italiano Riccardo Giovani, “O Carnaval que Ninguém Vê: O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí”, se prepara para ganhar espaço nos principais pontos do país.

Painés de grande porte que retratam o sentimento do componente que, apaixonado, pisa a Marquês de Sapucaí para defender as cores de sua escola de samba, em uma verdadeira catarse. Esse é o tema da exposição ” O Carnaval que ninguém vê: o encanto da arte fotog´rafica na Marquês de Sapucaí”. Idealizada pelo fotógrafo italiano Riccardo Giovanni, a exposição itinerante já foi vista por centenas de pessoas que, apaixonadas pela arte e pela magia do carnaval, se encantam com a perspectiva criada pelo artista por meio de técnicas monocromáticas com as cores das escolas de samba, realçando os detalhes que “ninguém vê”.

O olhar apurado combinado ao momento certo para captar e eternizar a emoção de quem espera longos meses para pisar a Avenida para participar do maior espetáculo da Terra motivaram o fotógrafo Riccardo Giovanni a construir, ao longo de oito anos, as cenas que ilustram a exposição em cujas telas, personagens se transformam em verdadeiras obras de arte de alto nível estético . A obra visa exibir momentos dos desfiles sob uma visão detalhada, intimista e às vezes, surreal, propondo que a captação deste momento ímpar, valorize a emoção do desfilante assim como detalhes de sua maquiagem e os materiais usados nas fantasias.

Inaugurada em janeiro de 2023 no Museu de Arte Moderna, passou pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, o histórico Palácio Tiradentes no Rio e viajou por diversos municípios do Estado. Além de inspirar artistas para eventos similares, Riccardo agora avalia propostas para exibir suas telas em outros Estados brasileiros e países como os Estados Unidos, para que a riqueza dos detalhes e beleza do momento possam ser apreciados pelos olhos de quem ama esta manifestação cultural.

“Vivo no Rio de Janeiro há vinte anos e sou um apaixonado pela cidade. O Carnaval não é somente uma festa, é o momento em que as pessoas declaram seu amor à cultura brasileira e isto se manifest no olhar, nas expressões e na dança do folião. Procurei desenvolver algo diferente daquilo que já era produzido, ressaltando os detalhes, por isso dei este nome à exposição. Quem está nas arquibancadas, nos camarotes, nas frisas, não vê aquele brilho no olhar, a lágrima que brota”, diz o fotografo.

Nascido na Italia, Riccardo Giovanni, por mais um ano, registrou personagens no carnaval 2024. Dezenas de milhares de fotos estão no acervo do profissional que, dede que chegou ao Rio de Janeiro, desenvolveu mecanismos para exaltar a cultura da cidade por meio do olhar apurado. Um deles é a adaptação das telas para um formato menor, possibilitando que o amante da arte e do carnaval possa ter uma representação do maior espetáculo da Terra em casa, como uma obra de arte.

“Estamos produzindo uma edição especial destas peças para que as pessoas possam ter um produto que retrate a emoção do carnaval em casa. São peças únicas, assim como os olhares e sorrisos que retratamos.Criei essas telas de uma forma que possam representar a beleza , o talento, a paixão e a emoção presentes no carnaval carioca por meio das pessoas que carregam a verdadeira essência desta festa. Ao eternizar estes momentos nas fotos, utilizei uma técnica especial desenvolvida exclusivamente para os desfiles, também deixando a mensagem de singularidade. São anos de preparação para esperar o momento certo da foto, acompanhando cada movimento que agora poderá ser compartilhado e guardado para sempre”, diz Riccardo que, além da exposição, também é idealizador e responsável pelo portal I Love Rio, um verdadeiro manual de como entender e desfrutar das belezas da cidade, contando as histórias e peculiaridades de monumentos e lugares que fazem do Rio de Janeiro uma Cidade Maravilhosa.

 

Sobre Riccardo Giovanni

Formado em Engenharia, Giovanni desenvolveu uma técnica fotográfica e um processo específico para puder capturar os desfiles na Sapucaí sob uma perspectiva puramente artística.

Arquiteto do I Love Rio, uma obra dedicada à vida e a cultura do Rio de Janeiro, Giovanni também publicou Think Rio, um livro em inglês de 400 páginas sobre a cultura carioca e fluminense e cartão postal da cidade.

Giovanni é membro do Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da Associação Comercial do Rio de Janeiro ACRJ e, pelos trabalhos executados ao longo dos anos, foi reconhecido com a Medalha Tiradentes.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress