21.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Escolas participam de festival de bandas em São Gonçalo

O Colégio Municipal Estephânia de Carvalho, no Laranjal,  recebeu neste sábado (24) o Festival de Música Força e Garra. O evento contou com a participação de 21 escolas de oito municípios, sendo quatro escolas de São Gonçalo. A primeira dama, Marinete Ruas, esteve na escola prestigiando o evento e lembrando como as atividades são importantes para os alunos.

“Nossas crianças e adolescentes precisam ocupar o tempo depois da escola. Praticar algum esporte ou aprender um instrumento ajudam a disciplinar e ocupar a mente”, disse.

Além das escolas de São Gonçalo, o festival recebeu colégios de Saquarema, Belford Roxo, Araruama, Niterói, Cachoeiras de Macacu, Tanguá e Rio Bonito.

Os alunos estavam animados com o festival e preparam muitas músicas e coreografias especiais para a ocasião. Cada escola tinha 15 minutos de apresentação e, ao final, foram entregues certificados e troféus de participação.

A Companhia de Artes Musicais Força e Garra existe há mais de 30 anos e é composta por 44 alunos do Colégio Municipal Estephânia de Carvalho. Atualmente, é regida pelos maestros Heloisio Costa e Leonardo Souza.

“Esse tipo de festival é incrível. Vai muito além de só tocar um instrumento ou preparar uma coreografia. É uma excelente oportunidade para fortalecer as bandas, unir os municípios, as escolas, os alunos. Aqui, a única coisa que importa é a música. Levar isso para as outras pessoas é muito importante. A música ajuda em tudo, na disciplina, no foco, na socialização”, diz o maestro Heloisio Costa.

A dona de casa Priscilla Cândido, de 41 anos, é mãe do João Miguel, de 14 anos , que faz parte da Banda da APAE de São Gonçalo. E falou da importância da música da vida do seu filho.

“O João melhorou em tudo depois que começou a tocar na banda. Ele passou até a falar melhor, fez amigos. O desenvolvimento dele no tratamento foi nítido. No início, eu até relutei um pouco em deixar o meu filho participar porque eu achava que ele não era capaz. Mas ele me provou que é capaz sim e eu estou muito orgulhosa de ver meu filho aqui hoje. A família toda veio assistir”, conta.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress