19.9 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Dia da luta contra o câncer: esporte é ferramenta de prevenção

Dia Mundial de Luta Contra o Câncer - Foto: Shutterstock

Hoje, 8 de abril é o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer. A OMS (Organização Mundial de Saúde) é a responsável pela criação desta data. Dessa maneira, se você está sedentário, com maus hábitos alimentares e sono ruim, melhor ligar o alerta. Especialistas sugerem o esporte como uma das ferramentas que promovem a prevenção contra o câncer.

A orientação da medicina

“Sabemos que a atividade física é a grande aliada para promoção da saúde e qualidade de vida. Mas é importante destacar o papel dela na prevenção do câncer. Além do significativo papel na prevenção, pessoas que já tiveram o diagnóstico de câncer ou que estejam em tratamento podem e devem realizar atividade física, com redução no risco de recorrência da doença, além de melhorar a qualidade de vida e controle dos sintomas relacionados ao tratamento”, disse com exclusividade para o Sport Life a oncologista do Hospital Marcelino Champagnat Dra. Aline Vieira.

Dessa forma, questionada sobre o tempo ideal da prática de exercícios para quem enfrenta o câncer, a oncologista citou a “carga” correta e, também, citou atividades que são importantes nessa batalha pela vida.

“Diversos estudos apontam que a prática de 150 minutos de atividade física por semana resulta em grandes benefícios na redução do risco de desenvolver câncer, que pode chegar em uma redução de até 60% do risco. Além das atividades aeróbicas, importante destacar a importância das atividades anaeróbicas, como musculação e alongamento”, acrescentou a doutora Aline.

A visão da Educação Física no Dia Mundial de Luta Contra o Câncer

“Além de combater doenças como câncer, praticar exercícios traz benefícios para a saúde do corpo, saúde cognitiva, evita doenças e confere o bem-estar. Ter um estilo de vida ativo e evitar o sedentarismo é fundamental para manutenção da qualidade de vida. Saúde de uma forma geral. E estando dentro do hábito mais recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde)”, falou em contato com a reportagem do Sport Life a gerontologia do Hospital Universitário Cajuru Dra. Kahoane Sandmann.

Então, há evidências de que a prática regular de exercícios físicos está associada a redução do risco de desenvolvimento de câncer. Ou seja, o que reforça a recuperação, tratamento e diminuição do risco de recorrência em certos casos.

“O estilo de vida ativo através da prática regular de exercícios físicos é uma forma de prevenção primaria eficaz de combate ao câncer, uma vez que até 50% dos cânceres são evitáveis por meio de atitudes de prevenção”, finalizou a doutora Kahoane.

Dados

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) anunciou em 2022 que existe a expectativa de 704 mil casos novos de câncer no triênio 2023 – 2025. O destaque é o “eixo” Sul e Sudeste, cuja área concentra cerca de 70% dos casos. A informação está disponível na “Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil“.

O tumor maligno que é o “campeão” no país é o de pele não melanoma (31,3%), depois vêm o de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress