21.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Deputada estadual Zeidan promove encontro em defesa do Samba, do Carnaval e dos blocos de rua

Centenas de artistas e fazedores culturais participaram do evento em apoio à Frente em Defesa do Samba, Carnaval e Blocos de Rua do Rio de Janeiro, realizado na segunda-feira, 22, na Sala Cecília Meirelles, na Lapa. O evento foi organizado pela deputada estadual Zeidan, do Partido dos Trabalhadores. Ela também protocolou na Alerj, o pedido de criação da Frente Parlamentar para atuar diretamente com a proposição de políticas públicas que valorizem a indústria da economia criativa que gira em torno do samba, carnaval e dos blocos de rua, gerando emprego e renda e movimentando a economia.

Figuras ilustres como o carnavalesco Milton Cunha, a produtora Babi Cruz, a Velha Guarda da Mangueira, Escola de samba União de Maricá, blocos de rua e centenas de artistas de várias vertentes participaram do encontro que teve samba e muita animação.

De acordo com a deputada Zeidan, a Frente Parlamentar em Defesa do Samba, do Carnaval e dos Blocos de Rua deve ser uma associação de deputados estaduais, de caráter supra partidário e com participação de diversos setores.

“Já temos assinaturas suficientes pedindo a criação da Frente parlamentar na Alerj e protocolamos na última semana o pedido de criação dessa Frente. Nosso desejo é que ela nos ajude a desenvolver políticas públicas, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos afins, além da discussão e do aprimoramento da legislação referente ao vasto setor que envolve os mundos do Samba e do Carnaval e dos blocos. O Samba esse patrimônio imaterial do Brasil e que tem no Rio de Janeiro um dos seus maiores expoentes, são projetos e programas que podem ajudar a reorganizar essa economia tão importante, principalmente para a população mais pobre”, discursou Zeidan.

Ainda durante o evento, Zeidan propôs a realização de uma audiência pública já no mês de junho para discutir o que chamou de marco legal dos blocos de rua do Estado do Rio de Janeiro.
“Não vamos perder tempo, e já vamos fazer a audiência pública e criar o marco legal dos blocos de rua do Estado do Rio de Janeiro. Estabelecer ações e atuar para que este setor nos ajude ainda mais a desenvolver o turismo no nosso Estado. Inclusive, convidei os guias turísticos para estarem aqui conosco, a Liguia que é a Liga dos Guias de Turismo tem que estar ativa nesta discussão e já vamos pedir uma audiência com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo para discutirmos estes temas”, finalizou sob aplausos de uma plateia diversa.

Entre os presentes estavam ainda o deputado federal Áureo, a estadual Marina do MST e o secretário municipal de Desenvolvimento Solidário do Rio, Diego Zeidan, do secretário de Cultura de Maricá Leandro Dasilva, entre outros.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress