24.2 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 21, 2024

Defesa Civil realiza aulas de prevenção de afogamentos em Itaipuaçu

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá, realizou no domingo (23/07), na Praia da Itaipuaçu, a terceira edição do “Marola Certa” de 2023, em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção em Afogamentos. O projeto reuniu 103 crianças e adolescentes para atividades que visam a prevenção de afogamentos. A iniciativa foi realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

A ação educativa tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre esportes aquáticos, cadeia de sobrevivência do afogado e Lifesaving, além de unir profissionais e especialistas da área em ações e conscientizar a sociedade sobre os perigos e medida de prevenção relacionados aos afogamentos.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, destacou a ação de prevenção e o simbolismo de cinco cruzes, colocadas na areia, em homenagem as vítimas que perderam suas vidas, durante o carnaval, na orla da cidade.

“Dezenas de crianças aprendendo a lidar com o mar e seus segredos na prática. Muita energia e alegria nas atividades na água e na areia, que culminaram com um ato simbólico e homenagem a vítimas de afogamento no carnaval. Parabéns aos nossos profissionais pela iniciativa e devoção ao ofício tão importante pra todos nós”, disse.

A ação também destaca a importância de alertar moradores e turistas sobre a necessidade de aumentar os cuidados no mar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), afogamento é a primeira causa de óbito entre pessoas de um a quatro anos; a segunda entre pessoas com idades entre cinco e nove anos; a terceira causa entre pessoas com idades entre 10 e 14 anos e a quarta causa entre pessoas com idades entre 15 e 24 anos.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress