24.2 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 21, 2024

Artesãos vão representar a cidade em evento de artesanato em São Paulo

Foto: Divulgação

Inspiração, arte e cultura. Dois artesãos de Itaboraí vão representar a cidade na feira Mega Artesanal, que ocorrerá entre os dias 28 de julho e 2 de agosto, no São Paulo Expo, em Água Funda. Os artesãos foram convidados para realizarem demonstrações no evento, por meio do reconhecimento de seus trabalhos, desempenhados com amor e dedicação.

A partir do apoio dado pela Secretaria Municipal de Cultura aos profissionais do artesanato da cidade, esses artistas conseguem praticar, desenvolver e se aprimorar nas técnicas que escolhem trabalhar. O secretário municipal de Cultura, Roberto Costa, destacou a importância do trabalho que está sendo desenvolvido em Itaboraí e como impacta e transforma vidas.

“É um orgulho imenso a participação dos nossos talentosos artesãos itaboraienses na Mega Artesanal, uma das maiores feiras de artesanato da América Latina. Com suas habilidades únicas e peças cuidadosamente criadas, eles levarão consigo um pedaço da nossa cultura, encantando os visitantes e mostrando ao país a riqueza do artesanato de Itaboraí. Essa conquista reflete nosso compromisso em promover e valorizar a cultura em nossa cidade, além de abrir portas para novas oportunidades e reconhecimento para os nossos artistas e artesãos”, disse o secretário.

Carlos Alberto Júnior, de 34 anos, é um dos moradores de Itaboraí selecionados para participar do evento. Além de atuar como artesão, o morador do distrito de Manilha trabalha como promotor de vendas, mas sua grande paixão é o artesanato. Proprietário do Arty Junior há seis anos, Carlos Alberto produz personagens, em sua maioria de desenho animado, filmes e quadrinhos, por meio da técnica conhecida como “papercraft”, que consiste em dobraduras feitas com papel e cola.

“Iniciei nessa técnica por acaso. Eu era professor de desenho e pintura, porém sofri um acidente e não conseguia mais desenhar. Na busca por um novo hobby, descobri o papercraft, comecei a aprender e realizar diversos trabalhos. Sigo sempre buscando aperfeiçoamento. Ir para a Mega Artesanato faz todo o esforço valer a pena e sinto meu trabalho sendo ainda mais valorizado”, comentou Carlos Alberto.

Outra selecionada para realizar demonstrações no evento é Deborah Regina Gonçalves, de 43 anos. Há quatro anos, a artesã confecciona peças, a partir do macramê, técnica de tecelagem manual, que se utiliza do uso de nós em linhas. A moradora do bairro Nova Cidade faz parte do grupo considerado destaque nesta técnica. Formada em Serviço Social, a artista tem o artesanato como profissão desde 2019 e destacou a emoção de viver esse momento tão importante para sua carreira.

“Nem nos meus sonhos mais audaciosos eu imaginei estar na Mega Artesanal deste ano, me planejei para ir como participante, não esperava receber esse convite. Ainda estou tentando acreditar que isso está acontecendo. Eu amo essa cidade e agradeço por todas as oportunidades que tive desde que cheguei aqui. Aqui eu consegui morar na casa dos meus sonhos, meus filhos tiveram acesso a um ensino de qualidade e já estão na faculdade. Tenho grandes amigos e descobri que posso viver de artesanato, porque o incentivo dado pela prefeitura aos artesãos faz toda a diferença e eu me sinto muito bem acolhida”, finalizou Deborah.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress