23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, maio 24, 2024

Defesa Civil promove curso para profissionais da rede municipal de ensino

Foto: Divulgação

Na manhã deste sábado (06/05) a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Defesa Civil, realizou um treinamento intitulado ‘Defesa Civil nas escolas’, destinado aos profissionais da rede municipal de ensino. A ação foi realizada nas dependências da E.M. Maria Cristina Soares Fróes, em Cabuçu, e reuniu funcionários de outras unidades de ensino do 6º Distrito de Itaboraí.

A ação tem como objetivo principal de preparar os profissionais de educação e demais funcionários das unidades escolares, a fim de deixá-los aptos para a prevenção de combate a incêndios e também habilitá-los para os primeiros socorros. Todo o treinamento é feito por meio de uma linguagem simples e objetiva para promover conhecimento e segurança para a área da educação.

O treinamento é dividido em duas etapas, sendo teórica e prática. A teoria conta com todos os fundamentos, como por exemplo na parte de incêndios, em que os profissionais da Defesa Civil explicam desde como o fogo é formado, como pode se propagar e até como deve ser combatido. Posteriormente acontece a parte prática, nesta os participantes aprendem a identificar os aparelhos extintores e em qual tipo de incêndio cada um deve ser utilizado.

Defesa Civil promove curso para profissionais da rede municipal de ensino de Itaboraí (2)O secretário municipal de Defesa Civil, coronel Ricardo Nunes, destaca a importância dessas ações e como isso contribui para a segurança das unidades escolares no dia a dia.

“De maneira simples e objetiva, nós levamos esse conhecimento para os profissionais da área da educação para que eles possam estar preparados em possíveis momentos de emergência que possam ocorrer nas unidades escolares. A intenção é alcançar todas as mais de 90 escolas do município”, explicou o secretário.

Para esta ação, as unidades selecionadas foram as escolas municipais Pimentel de Carvalho, Coronel Antônio Leal e Maria Cristina Soares Fróes. Coordenadores pedagógicos, inspetores de alunos, dirigentes de turno, professores e mediadores de alunos puderam trocar experiências e tirar dúvidas sobre o assunto.

Defesa Civil promove curso para profissionais da rede municipal de ensino de Itaboraí (1)A diretora-geral da E.M. Maria Cristina Soares Fróes, Solimar Quintanilha, falou sobre como treinamentos como esse impactam de forma positiva em situações de emergência na unidade.

“Isso tem muita importância, porque estamos lidando com crianças todos os dias. Crianças correm muito, então é importante que a gente saiba fazer os primeiros socorros em nossos alunos. Precisamos fazer de forma correta os procedimentos necessários. Estou muito feliz, porque hoje todos os funcionários estão fazendo esse treinamento completo”, disse a diretora.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress