Corpus Christi em Maricá atrai fiéis e visitantes ao Centro

A montagem dos tapetes começou às 7h e foram utilizados sal, corantes, pó de café, farinha de trigo, papel e caixa de ovo

Tradição de Corpus Christi em Maricá Atrai Fiéis e Visitantes ao Centro
Tradição de Corpus Christi em Maricá Atrai Fiéis e Visitantes ao Centro
Ao todo, 100 tapetes de sal foram produzidos na Avenida Nossa Senhora do Amparo (Foto: Gabriel Ferreira)

A celebração de Corpus Christi, promovida pela Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria de Assuntos Religiosos, atraiu centenas de fiéis e visitantes ao Centro da cidade. O evento contou com a confecção de 100 tapetes de sal na Avenida Nossa Senhora do Amparo, entre a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo e o Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel.

O prefeito Fabiano Horta esteve presente na preparação dos tapetes e destacou a importância da celebração. “Os tapetes de sal são uma tradição significativa nas celebrações de Corpus Christi, especialmente aqui em Maricá. Esse simbolismo é uma rica tradição que vai além do aspecto religioso, englobando elementos culturais, sociais e turísticos, e desempenhando um papel vital na preservação da herança cultural e na promoção da coesão comunitária”, afirmou.



continua depois da publicidade



A montagem dos tapetes começou às 7h, utilizando sal, corantes, pó de café, farinha de trigo, papel e caixa de ovo. Com desenhos de cruz, eucaristia, igrejas, e representações de Jesus Cristo, foram utilizadas oito toneladas de sal grosso.

Helena Mesquita, de 67 anos, relatou a alegria de participar. “É uma tradição da Igreja Católica há séculos. Poder participar desse dia é uma alegria. É o dia do corpo de Cristo, na qual nós comungamos e a nossa fé nos leva a isso, a crer!”, disse.

Claudia Rodrigues, responsável pelo grupo de catequese infantil da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, compartilhou sua emoção. “É muito bom poder sentir o sacramento eucarístico e estar com eles. É maravilhoso. Todo ano renovando é muito bom”, comentou.

À tarde, a celebração continuou com a tradicional missa ao ar livre, seguida pela procissão de Corpus Christi pelas ruas ao redor da igreja. Talita Silva, moradora do bairro da Amizade, destacou a comunhão dos fiéis. “Hoje estou vindo como visitante, porém já participei muito das confecções. É muito bom ver os fiéis reunidos para essa data”, afirmou.

[elementor-template id=”74539″

Esta edição marcou 11 anos desde que os tapetes de Corpus Christi de Maricá foram declarados patrimônio público cultural e religioso da cidade. Em 15 de maio de 2013, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei nº 025, de autoria do então presidente do legislativo municipal, Fabiano Horta, e do vereador Filipe Bittencourt.

A celebração de Corpus Christi em Maricá não só reforça a fé dos participantes, mas também promove a integração comunitária e a preservação de uma importante tradição cultural da cidade.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress