21.9 C
São Gonçalo
quarta-feira, junho 19, 2024

Celebração de Corpus Christi reúne fiéis em Itaboraí

A solenidade teve início de manhã, e foi finalizada com a Santa Missa e Procissão em palco montado na Avenida 22 de Maio

Celebração de Corpus Christi Reúne Milhares de Fiéis em Itaboraí
Celebração de Corpus Christi Reúne Milhares de Fiéis em Itaboraí
Celebração reuniu milhares de fiéis no feriado (Foto: Divulgação)

A Avenida 22 de Maio, no Centro de Itaboraí, foi palco de uma emocionante celebração de Corpus Christi, que reuniu milhares de fiéis nesta quinta-feira (30). Promovida com apoio da Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, a solenidade começou pela manhã com a confecção de mais de 100 tapetes de sal e culminou com a Santa Missa e uma procissão solene.

A confecção dos tapetes, cada um medindo cerca de quatro metros de comprimento por três de largura, envolveu mais de 500 voluntários de quatro paróquias do município: São João Batista, no Centro; São Pedro Apóstolo, em Venda das Pedras; Nossa Senhora de Fátima, em Manilha; e Nossa Senhora da Conceição, em Porto das Caixas. A programação do dia incluiu ainda a Oração do Ângelus, o Terço da Misericórdia, e a Santa Missa, seguida pela procissão sobre os tapetes coloridos.

“Foi lindo ver a confecção dos tapetes de sal que fazem parte da celebração de Corpus Christi na Avenida 22 de Maio. Mais um ano em que nossa cidade realiza esse lindo trabalho por amor”, afirmou o prefeito Marcelo Delaroli, destacando o significado espiritual e comunitário do evento.



continua depois da publicidade



Thainá Teixeira, secretária municipal de Turismo e Eventos, acompanhou a preparação dos tapetes e ressaltou a importância de preservar essa tradição em Itaboraí. “É muito gratificante ver tantas famílias reunidas durante a confecção dos tapetes de sal durante todo o dia, finalizando com a Santa Missa e a Procissão. Nossa missão é manter viva a tradição dos eventos religiosos em nosso município, e o Corpus Christi é um desses momentos. Esperamos expandir cada vez mais essa tradição na cidade”, disse a secretária.

Para muitos participantes, como o psicólogo Cristiano Vargas, de 36 anos, a tradição dos tapetes de sal tem um significado pessoal profundo. “É um dia muito especial para mim, pois isso remete à infância junto da minha mãe. Sempre tínhamos o hábito de ajudar nas confecções de tapetes. Este ano, ela não está comigo, mas faço questão de manter essa tradição viva em nossa família. Hoje é um dia de muita fé e comunhão entre os católicos, e fico muito feliz em ver tanta gente unida em prol da tradição de Corpus Christi”, compartilhou Cristiano.

Para garantir a segurança e a fluidez do trânsito, a Secretaria Municipal de Transporte (SEMTRANS) implementou um esquema especial, desviando o tráfego na Avenida 22 de Maio entre a noite de quarta-feira (29) e a madrugada de sexta-feira (31). O desvio seguiu pela Rua Dr. Macedo, Rua Dr. Mesquita, Rua Pedro Azevedo, retornando à principal via do município.

A celebração de Corpus Christi em Itaboraí contou também com o apoio das secretarias municipais de Governo (SEMGOV), Segurança (SEMSEG), Saúde (SEMSA), e Serviços Públicos (SEMSERP), assegurando um evento bem organizado e seguro para todos os participantes.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress