21.9 C
São Gonçalo
quarta-feira, junho 19, 2024

Corpus Christi em São Gonçalo atraí mais de 120 mil fiéis

Celebração confeccionou o maior tapete de sal da América Latina

Corpus Christi em São Gonçalo atrai mais de 120 mil pessoas
Corpus Christi em São Gonçalo atrai mais de 120 mil pessoas
Durante todo o dia, milhares de fiéis participaram das celebrações (Foto: Renan Otto)

A celebração de Corpus Christi em São Gonçalo reuniu mais de 120 mil pessoas, consolidando-se como um dos eventos religiosos mais significativos do Estado do Rio de Janeiro. Fiéis de diversas localidades participaram da confecção do maior tapete de sal da América Latina, da tradicional Santa Missa e da procissão, demonstrando muita fé e devoção.

O evento, celebrado há 30 anos na cidade, contou com o empenho de mais de 600 servidores da Prefeitura de São Gonçalo. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Capitão Nelson, o vice-prefeito Sérgio Gevú, a primeira-dama Dona Marinete Ruas, o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, o deputado federal Altineu Côrtes, além de secretários municipais e vereadores.

“É com muito prazer que, por mais um ano, conseguimos proporcionar, junto à Paróquia de São Gonçalo, essa grande festa de fé aos gonçalenses. Pelo terceiro ano estamos com a confecção dos tapetes pela manhã, atraindo um número cada vez maior de pessoas”, afirmou o prefeito Capitão Nelson.



continua depois da publicidade



Desde as primeiras horas da manhã, os fiéis começaram a se reunir ao longo das ruas Coronel Moreira César, Feliciano Sodré e Nilo Peçanha para confeccionar 238 tapetes de sal, abordando temas como “Eucaristia – alimento da vida de oração”, “Ano da Oração” e “Sínodo”, além dos tradicionais desenhos dos padroeiros das paróquias. Foram utilizados mais de 200 sacos de serragem de 100 litros, inúmeros tubos de xadrez e 52 toneladas de sal. Por volta do meio-dia, a maioria dos tapetes já estava pronta, e milhares de pessoas percorriam as ruas admirando as obras.

A aposentada Maria Eulália de Santana, de 70 anos, residente em Niterói, destacou a importância do evento. “Os tapetes são lindos! A Santa Missa é muito especial e a procissão é o momento em que mais me emociono”, disse.

Louvores foram entoados ao longo da manhã e início da tarde em um palco montado em frente à Paróquia de São Gonçalo, animando os fiéis. A Santa Missa, iniciada às 16h, foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Geraldo de Paula, ao lado do Padre André Luiz, da Paróquia de São Gonçalo. Durante a homilia, Dom Geraldo destacou a união da comunidade na realização da festa.

“É bom estar em São Gonçalo celebrando Jesus Cristo! A solenidade de Corpus Christi é um momento muito especial que nos remete à unidade cristã. É lindo ver uma festa como essa, para homenagear Jesus Cristo, ter a colaboração de tanta gente, de tantos voluntários envolvidos e dedicados”, enfatizou Dom Geraldo de Paula.

Após a Santa Missa, a procissão teve início, acompanhada por grande comoção dos fiéis que seguiram até o Clube Mauá ao som de cânticos católicos. Durante todo o dia, equipes das secretarias de Transportes, Ordem Pública, Conservação, Saúde e Defesa Civil garantiram a tranquilidade do evento e a fluidez do trânsito. A Cedae distribuiu copos de água, enquanto a Cruz Vermelha prestou atendimento médico aos participantes. Com o fim da procissão, equipes de conservação iniciaram a limpeza das ruas para liberar o fluxo de trânsito.

A celebração de Corpus Christi em São Gonçalo demonstrou, mais uma vez, a força da fé e da tradição na comunidade, consolidando-se como um evento marcante no calendário religioso da cidade.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress