28.6 C
São Gonçalo
segunda-feira, abril 15, 2024

Comitiva de Arraial do Cabo conhece programas habitacionais de Maricá

Grupo visitou residências beneficiadas nos bairros de São José do Imbassaí, Inoã e Itaipuaçu

Leia Mais

A Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos de Maricá recebeu nesta segunda-feira (19/02) uma comitiva da Prefeitura de Arraial do Cabo, que veio conhecer de perto o trabalho exitoso desenvolvido no município com os programas habitacionais de regularização fundiária e de melhorias estruturais. Além de entender como funciona o planejamento das ações, o grupo visitou residências que estão sendo reformadas, imóveis prontos com as melhorias e as próximas que integrarão o programa Habitar, localizadas em três bairros da cidade: São José do Imbassaí, Inoã e Itaipuaçu.  Todas as unidades apresentavam problemas de salubridade e de segurança física.

“A gente não tem a visão macro de como as pessoas vivem. Quando você começa a entrar em algumas casas e vê que não dá nem para ficar dentro na hora de fazer a vistoria já nos causa um impacto. Todas as entregas dos imóveis envolvem muita emoção. Às vezes, por causa de coisas simples para a gente, mas que para algumas pessoas é algo extremamente importante, como ela poder passar o natal dentro da sua própria casa”, explicou o coordenador do setor de engenharia e arquitetura de Maricá, Yuri Ricardo de Melo.

A maioria das casas faz parte do programa de Habitar, que funciona como um complemento ao processo de regularização fundiária. Ou seja, residências que estão sendo regularizadas ou que já foram em algum momento. Há ainda casos oriundos de demandas que chegam via Ministério Público, por problemas habitacionais que precisam de solução.

Secretário de Habitação de Arraial do Cabo, Lúcio Mário falou sobre a importância da troca de informações com Maricá.

“A ideia é levar esse projeto para atender os nossos munícipes, não só com a regularização fundiária, mas também com a melhoria de suas casas. Oferecer não só documentação do imóvel, mas também dignidade para aquela pessoa que necessita de um imóvel com banheiro ou de um acabamento para a sua casa, que muitas vezes ele não tem nenhuma expectativa de conseguir. A gente entende que tratando de uma casa, dando dignidade de moradia, consegue também a saúde daquela família e a ajuda a ter um crescimento melhor. Então, foi isso que a gente veio ver aqui, na prática”, explicou.

“A princípio, nós tínhamos uma ideia dentro do nosso programa de atender pelo menos 200 casas inicialmente e depois ampliar para muito mais. Só que a demanda é muito maior e deve ser proporcional a de vocês aqui em Maricá”, completou o engenheiro e assessor da Habitação de Arraial do Cabo, Paulo Silva.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress