20.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, abril 18, 2024

Clínica-Escola do Autista é inaugurada em Tanguá

A primeira-dama e o governador do Rio estiveram no evento

Leia Mais

No mês de conscientização do Autismo, o prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, ao lado da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, inauguraram a primeira Clínica-Escola do Autista no município, na manhã desta terça-feira (12).

A Clínica-Escola do Autista de Tanguá vai atender crianças, adolescentes e jovens do município. O local tem capacidade de atendimento para até 100 pessoas. Além disso, a unidade busca auxiliar no desenvolvimento motor e sensorial por meio de atividades lúdicas, bem como acompanhar os alunos no ensino regular nas quatro salas e nos quatro consultórios.

O prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, comentou que a data vai entrar para a história do município com a presença da primeira-dama na solenidade de inauguração: “Nossa cidade era vista, mas não éramos enxergados. Entretanto, isso tudo mudou graças aos governos Estadual e Federal. Eu só tenho a agradecer ao governador Cláudio Castro pelos investimentos estaduais em nossa cidade. É uma honra receber a primeira dama do país, Michelle Bolsonaro, pela primeira vez. Era um sonho e um desejo nosso e se torna realizada com essa unidade aqui em Tanguá”, revelou.

Durante a cerimônia, a vereadora Márcia Matos (eleita pelo PSL que virou União Brasil), autora dos projetos de instalação da clínica e da carteirinha de identificação de autismo no município, falou da realização de um sonho que ela indicou no começo desse ano à Câmara de Vereadores: “Em nome de todas as mães da nossa cidade, agradeço ao prefeito Rodrigo Medeiros, aos secretários Luciano Lúcio e Rodrigo Lopes, e Berenice Piana, que nos auxiliou no desenvolvimento da nossa clínica. Estou muito feliz com essa conquista”, concluiu.

Autora do projeto, a vereadora Márcia Matos registrou o momento ao lado de figuras importantes (Foto: Rede Social)

A instituição é a terceira do país a ofertar serviços especializados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e está localizada na Rua Braçanã, 218, no Centro. A Clínica-Escola seguirá as normas estabelecidas pela Lei N° 12.764, Lei Berenice Piana, que instituiu a Política Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, o secretário municipal de Educação, Luciano Lucio Natalino, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Lopes, a presidente da Câmara Municipal de Tanguá, Aline Pereira, vereadores, secretários municipais, secretários estaduais, deputados federais e deputados estaduais.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress