20.9 C
São Gonçalo
sábado, junho 22, 2024

Joaquín Salvador Lavado sofreu um AVC recentemente

Morreu nesta quarta-feira (30/09) o cartunista argentino Quino, o criador da famosa Mafalda. O anúncio foi feito pelo editor do artista. Joaquín Salvador Lavado, popularmente conhecido como Quino, sofreu um acidente vascular cerebral recentemente e teve complicações em seu estado de saúde. Quino obteve fama internacional com suas tirinhas protagonizadas pela menina Mafalda que questiona a complexidade do mundo com um olhar infantil.

“Quino morreu. Todas as pessoas boas do país e do mundo ficarão de luto por ele”, disse Daniel Divinsky no Twitter.

Quino nasceu na Argentina, mas é filho de espanhóis, que migraram da cidade de Andaluzia. O cartunista descobriu sua vocação graças ao tio que tinha o mesmo nome, Joaquín Tejón, que era pintor e ilustrador gráfico. Quino, que recebeu o apelido para diferenciá-lo do tio, começou os estudos em Belas Artes, aos 13 anos, mas abandonou para se dedicar ao humor e histórias em quadrinhos.

Quino publicou seu primeiro cartum em Buenos Aires aos 18 anos, mas foi aos 30 que criou a conhecida Mafalda para um anúncio de eletrodomésticos em 1963. Em 29 de setembro de 1964, Mafalda estreou na publicação semanal “Primeira Plana” e seis anos depois chegou à Europa. As tirinhas de Mafalda e dos amigos Susanita, Miguelito, Manolito, Felipe e Libertad, foram publicadas até 1973, quando Quino deixou de desenhar a personagem e o cartunista passou a se dedicar a um humor mais ácido e voltado para um público mais velho.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress