23.9 C
São Gonçalo
sábado, maio 25, 2024

Caminhada pela conscientização do autismo mobiliza Itaboraí neste sábado

A ação, que terá início às 9h, será promovida por iniciativa da Clínica Escola do Autista.

Caminhada pela conscientização do autismo acontece neste sábado (13) em Itaboraí
Caminhada pela conscientização do autismo acontece neste sábado (13) em Itaboraí
A caminhada terá a largada na Praça Itamar da Silva Júnior em direção à Praça Marechal Floriano Peixoto, ambas no Centro (Foto: Divulgação_

No dia 13 de abril, neste sábado, Itaboraí se une em um ato de sensibilização e inclusão com a realização da caminhada em conscientização ao Dia Mundial do Autismo. A iniciativa, marcada para iniciar às 9h, é promovida pela Clínica Escola do Autista, com o apoio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Turismo e Eventos, Segurança, Desenvolvimento Social e Esporte e Lazer.

Itaboraí se destaca nacionalmente como referência no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com duas unidades da Clínica Escola do Autista. A unidade de Venda das Pedras é a primeira do Brasil especializada no tratamento de crianças, adolescentes e adultos autistas, promovendo igualdade nos atendimentos e acesso às terapias de saúde em um processo multiprofissional e de inclusão.

Ação Animal oferece serviços gratuitos para pets no Largo da Batalha, em Niterói

Caminhada pela conscientização do autismo acontece neste sábado
Flyer oficial de divulgação do movimento (Foto: Divulgação)

A caminhada partirá da Praça Itamar da Silva Júnior em direção à Praça Marechal Floriano Peixoto, ambas localizadas no Centro da cidade. Berenice Piana, idealizadora da Clínica Escola do Autista e co-autora da lei federal 12.764/12, destaca a importância desse evento para a conscientização da população local sobre o autismo.

“É necessário conscientizar a população em geral sobre autismo para que todos aprendam a conviver com eles, que precisam ser entendidos, acolhidos e incluídos. Nossa caminhada acontece todos os anos, porque precisamos falar em autismo, e nossos filhos precisam que a sociedade em geral os entendam. Nós lutamos para conscientizar sobre o autismo porque preconceito tem cura e, é por isso, que nunca vamos desistir de falar sobre isso”, destaca Berenice.

Prefeitura de Niterói anuncia novas vagas para o pré-vestibular Aprova Jovem

A mobilização visa não apenas celebrar o Dia Mundial do Autismo, mas também promover a conscientização e o entendimento sobre esse transtorno, buscando construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos. A participação de toda a comunidade é fundamental para o sucesso deste evento, que visa romper barreiras e promover a empatia e a solidariedade para com as pessoas com autismo

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress