19.9 C
São Gonçalo
terça-feira, julho 23, 2024

Caminhada ecológica deste sábado é na Travessia Espraiado-Tomascar, em Maricá

Crédito: Divulgação

Para participar, é preciso se inscrever na Sede da Unidade de Conservação ou por telefone

 

Em Maricá, toda semana é possível conhecer um novo ponto turístico da cidade, numa caminhada guiada por profissionais da Secretaria de Cidade Sustentável, através do projeto Circuito Ecológico. Esta semana, o destino escolhido para o sábado, dia 31, é a Travessia Espraiado-Tomascar.

 

Por ser uma caminhada pesada, com cerca de seis horas (ida e volta) e algumas subidas bem íngremes, o percurso não é indicado para quem não pratica atividade física regularmente ou tem problemas cardíacos.

 

As vagas são limitadas. Para participar, é preciso se inscrever na Sede da Unidade de Conservação ou pelos telefones 2648-6752 e 99675-5632.

 

Durante o trajeto, o grupo subirá pelo Vale de São Francisco até o cume e descerá em direção a Tomascar. O vilarejo foi uma antiga fazenda, com córregos e cachoeiras, onde ainda existe, embora sem funcionamento, um moinho de farinha de roda d’água, construído no século XIX.

 

Além de roupa confortável, boné e calçado com travas, é importante levar pelo menos dois litros de água, repelente, protetor solar, roupa de banho, muda de roupa extra, lanche e saco para seu lixo. Quem quiser, poderá almoçar no restaurante da região, que oferece comidas feitas no fogão de lenha gira em torno de R$ 20.

 

O ponto de encontro do grupo é a Sede das Unidades de Conservação, que fica na Estrada do Espraiado, s/nº, próximo à cachoeira, às 8h. Para os que não moram no Espraiado, um ônibus em direção ao local, sai da Rodoviária do Centro de Maricá por volta das 7h20.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress